Dicas para ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano | aRede
PUBLICIDADE

Dicas para ter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

A nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Letícia Mazepa, elencou algumas dicas para manter uma alimentação saudável e equilibrada durante esse período

Quando o assunto são as bebidas alcoólicas, o cuidado é redobrado
Quando o assunto são as bebidas alcoólicas, o cuidado é redobrado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Final do ano é sempre recheado de festas e comemorações, eventos em que comida e bebida são itens normalmente indispensáveis. Por isso, para muita gente essa época se torna um desafio quando o assunto é a manutenção da rotina alimentar saudável. A nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Letícia Mazepa, elencou algumas dicas para manter uma alimentação saudável e equilibrada durante esse período. “Mais importante do que estabelecermos regras de alimentação para esses dias comemorativos, precisamos entender que bebidas e comidas que não fazem parte do seu dia a dia, fazem parte de festas – seja Natal, Ano Novo, aniversários, entre outros”, explica.

Confira algumas dicas selecionadas pela nutricionista e conselheira do CRN-8:

A alimentação nesse período - Quando consumimos aves natalinas e a sobremesa de família na ceia do Natal, essa refeição está no contexto dessa comemoração e vai além dos valores nutricionais daquele prato. Envolve aspectos emocionais, afetivos e a próprio significado desse dia tão importante e simbólico para muitas culturas, e isso também faz parte de uma vida saudável. Mas atenção: o fato de não envolver rígidas restrições (e muito menos o sentimento de culpa) com a ceia de Natal não é um sinal verde para exageros.

Quais cuidados se deve ter? Não é porque a refeição tem vários dos seus pratos favoritos, que você vai se esquecer de incluir opções saudáveis na sua ceia. Capriche na porção de salada, preferencialmente antes dos pratos quentes, e na hora da sobremesa não deixe de dar um espaço para as frutas. Ameixas, pêssego, uvas e até mesmo as frutas secas comumente estão presentes na mesa de Natal.

Quando o assunto são as bebidas alcoólicas, o cuidado é redobrado. Além do alto teor calórico, o excesso prejudica a saúde intestinal, a hidratação corporal e diversas outras funções do metabolismo. Por isso, evite exceder duas doses e não esqueça de se hidratar. É fundamental intercalar a bebida alcoólica com muita água.

Como equilibrar o consumo de açúcar, carboidrato e gordura? Além de não se esquecer dos legumes, frutas, hortaliças e água, evite o pensamento de que essa será a sua “última oportunidade” para comer aquela farofa ou aquela sobremesa. É comum para algumas pessoas que eventos envolvendo alimentação sirvam como uma “despedida dos pratos saborosos” e isso, normalmente, faz com que elas se sirvam de quantidades exageradas. Outro fator importante é não fazer jejum ao longo do dia e esperar pelo jantar. O excesso de apetite certamente te levará a comer grandes quantidades.

Se a pessoa abusou durante as festas, há como ter uma "compensação" nos dias seguintes? A melhor estratégia para o dia seguinte é: retome a sua rotina. Isso vale para a alimentação, hidratação e para a atividade física. Mantenha-se em movimento, porque esse gasto de energia também é uma ótima forma de te ajudar a manter o controle da balança.

Das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE