Aulas de culinária enriquecem estudo do gênero receita em Castro
Visita das professoras Clarice e Sonia aos quintos anos A e B da Escola Vila do Rosário levou ao preparo de belo cardápio, entrevistaras com as convidadas e descoberta de que cozinhar também é forma de aprender

Os quintos anos A e B da Escola Municipal da Vila do Rosário, em Castro, da professora Rosane Schmidke Morgan, desenvolveram uma sequência didática sobre o gênero textual manual de receitas. A docente destaca que, para tornar a aprendizagem mais significativa, cada turma recebeu a visita de uma convidada especial: a professora Clarice, no período da manhã, e a professora Sonia, no período da tarde, ambas da própria escola e apaixonadas por culinária.
"Cada uma realizou uma receita junto com cada turma. O momento foi muito divertido e enriquecedor, permitindo que as crianças acompanhassem na prática cada etapa do preparo, observando medidas, ingredientes e o passo a passo da receita", relata a educadora.
Além de estimular a leitura e a produção textual, segundo Rosane, a atividade promoveu interação e trabalho em equipe: os alunos realizaram entrevistas com as convidadas, com perguntas elaboradas com antecedência, como qual a receita favorita, como surgiu o gosto por cozinhar e qual foi o prato mais difícil já preparado.
GALERIA DE FOTOS
"Os alunos demonstraram entusiasmo e interesse durante toda a experiência, tornando o aprendizado mais prazeroso e inesquecível, além de muito saboroso. Alguns alunos experimentaram pratos e sabores que ainda não conheciam, tornando o momento ainda mais especial e ampliando o contato das crianças com diferentes alimentos", pontua a professora.
O entusiasmo ficou registrado nas palavras das próprias estudantes. "Foi muito legal, aprendi uma receita nova, estava muito deliciosa e eu gostei muito", disse Maitê. Isis também se surpreendeu com as possibilidades da receita: "Eu adorei. Não sabia que também podia substituir o ingrediente principal por frango ou outra coisa. Achei bem gostoso e pedi para minha mãe fazer em casa."
A docente conclui que, entre conversas, descobertas e sabores diferentes, os alunos vivenciaram uma experiência marcante, aprendendo que cozinhar também é uma forma de compartilhar carinho, cultura e conhecimento.
Acesse o blog escolar da Escola Vila do Rosário clicando aqui.













































