Videoaula contribui com série de atividades contra o bullying em Rebouças
Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa levaram ao quinto ano da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria questões voltadas a este tipo de violência e saúde mental; turma desenvolveu cinco dinâmicas com foco nos temas
Publicado: 30/09/2025, 07:56

O quinto ano da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Rozeli Cardoso Krol, desenvolveu uma atividade sobre a saúde mental e combate ao bullying. A docente explica que o trabalho contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa sobre as temáticas, com ênfase na entrevista da psicóloga Amanda Magalhães, tratando questões com momentos de tensão, a importância da conversa com os pais e professores e como esse tipo de violência afeta a saúde mental.
“O bullying é uma realidade que pode causar impactos profundos no bem-estar emocional e saúde mental das crianças, sendo assim é fundamental garantir que a escola seja um espaço seguro e saudável para todos. Para finalizar as atividades sobre o bullying deste ano foram realizadas algumas dinâmicas: contação da história ‘A onça Lili e o macaco Zico’, história sobre o bullying entre os animais e realização de reflexão sobre atitudes boas e ruins no convívio com os colegas e o quanto isso afeta na saúde mental de todos”, relata a educadora.
Outras dinâmicas ocorreram: os alunos escreveram em alguns papéis palavras que, quando ditas, machucam o coração e colaram num cartaz todo amassado, conforme explica Rozeli, e depois escreveram em outros papéis palavras que curam com frases boas de serem ouvidas, colocando num coração bonito. Buscou-se, pontua a professora, refletir sobre atitudes boas e ruins no convívio com os colegas e sensibilizar os estudantes nos impactos do bullying.
GALERIA DE FOTOS
“Correio da gentileza: pensando num momento para valorizar atitudes gentis entre colegas durante a aula, foram expostos, em uma mesa, cartões com mensagens de gentileza e agradecimentos em que os alunos escolheram um colega para oferecer. Depois de escolhida a frase, ela era depositada em uma caixinha escrita ‘Correio da Gentileza’ e no final da aula foram entregues aos alunos que fizeram a leitura das mesmas. Foi um momento bastante esperado e buscou-se com esse momento estimular a empatia, o respeito e o reconhecimento de atitudes positivas, e também desenvolver o cuidado com o outro”, complementa a docente.
A educadora cita a conversa sobre o bullying, onde os alunos formaram um círculo e iam tirando de uma caixa cartinhas com perguntas sobre esta violência, com leitura e compartilhamento dos fatos vivenciados. A docente explica que foi um momento muito importante de compartilhamento sobre sentimentos por situações vivenciadas ou presenciadas em que o bullying aconteceu.
A última atividade foi o Bingo Stop Bullying. “Realização de um bingo com frases sobre bullying. Buscou-se, com esta atividade, um maior envolvimento dos alunos em ações de prevenção e resolução de conflitos. Percebeu-se através dos compartilhamentos a necessidade de ensinar a importância de ouvir e prestar atenção nas palavras que são ditas que podem machucar o outro”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.