Alunos de Castro imergem na importância do Maio Laranja
Entendimento sobre a campanha contra o abuso e exploração sexual infantil, mecanismos de identificação, semáforo do toque e diálogo aberto ocorreram no quinto ano A da Escola de Jardim Bela Vista
Publicado: 21/05/2024, 14:00
O quinto ano A da Escola Municipal de Jardim Bela Vista, em Castro, da professora Sandra Bochoski, desenvolveu um trabalho sobre o Maio Laranja, campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A docente explica que houve o trabalho com os alunos em parceria com a professora Gislaine Ferraz e Silva nos dias 16 e 17 de maio, dando início por meio de uma roda de conversa, onde foram levantados questionamentos sobre o significado da campanha e o que a turma entendia pelo tema.
“Após a troca de ideias, os alunos assistiram um vídeo baseado em fatos reais. Este vídeo relata a história de Lara, a qual sofria abusos constantes por parte de seu avô. Conforme o desenrolar da trama, Lara cresce e resolve procurar ajuda, denunciando seu abusador. O vídeo gerou muitas perguntas e reflexões sobre o tema, onde os alunos puderam de certa forma compreender que a maioria dos abusos ocorre com pessoas de seu convívio, ou seja, familiares e amigos. Por meio do semáforo do toque, os alunos puderam compreender de forma clara onde não podem ser tocados ou receber qualquer tipo de carinho”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Sandra explica que também ocorreu uma conversa sobre como podemos denunciar qualquer situação de violência ou abuso, qual o número que podemos ligar, para quem eles podem pedir ajuda e como podem ajudar os demais. A professora complementa citando que o objetivo da proposta de trabalho, além de os alertar, foi de motivar os estudantes que talvez conheçam alguém que sofra com este tipo de situação ou que já vivenciaram a relatarem a um adulto e denunciar nos canais competentes.
“Procuramos deixar claro que nós como professores, funcionários e gestores da Escola Bela Vista estamos todos à disposição para auxiliar e escutar aqueles alunos que precisam de ajuda. Depois de muita conversa quanto ao combate, proteção, prevenção e denúncia neste tipo de situação, os alunos foram divididos em grupos e fizeram cartazes acerca do tema, os quais ficaram expostos no pátio e no portão da escola, com o intuito de sensibilizar os demais alunos e a comunidade escolar”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola de Jardim Bela Vista clicando aqui.