Ação solidária de turma do CAIC transmite afeto e cuidados
Participando de uma proposta especial, o primeiro ano do CAIC realizou uma visita a uma casa de repouso para dedicar tempo aos moradores e construir importantes aprendizados
Publicado: 07/05/2024, 06:00
Os alunos do primeiro ano B da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC), sob a orientação da professora Phiama Souza Guerra, participaram de uma valorosa ação solidária no Asilo São Vicente de Paulo. Segundo a docente, com a iniciativa, os alunos promoveram oficinas de jogos e bem-estar, proporcionando momentos de interação e afeto com os idosos residentes.
“Durante a atividade, as crianças envolveram-se em jogos como dominó, jogo da velha e dama, estabelecendo laços intergeracionais enquanto compartilhavam momentos de diversão e entretenimento com os idosos. Além disso, dedicaram um tempo para o autocuidado, esmaltando as unhas das idosas e entregando cartinhas preparadas em sala de aula, repletas de mensagens de carinho e afeto”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Phiama também comentou que a ação solidária integra uma pesquisa em andamento que tem como foco o Tema Contemporâneo Transversal (TCTs) do "Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso", presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo Cidadania e Civismo. “O projeto busca destacar a relevância dessa temática para a formação integral dos educandos, estimulando o desenvolvimento de ações solidárias, a compreensão social ampliada, o respeito e a valorização das pessoas idosas”, comentou a docente.
A professora ainda ressalta que a experiência foi especialmente significativa, pois muitas crianças desconheciam a função social de um asilo e os direitos dos idosos. “O projeto contribuiu para sensibilizar os educandos sobre a importância das leis e regulamentos que protegem os idosos, enfatizando a necessidade de fiscalização para garantir que esses direitos sejam respeitados e aplicados na prática, além de destacar que essa responsabilidade é compartilhada por todos os cidadãos”, complementou.
Por fim, a educadora cita que a ação solidária foi uma oportunidade de aprendizado mútuo, onde a troca intergeracional proporcionou experiências enriquecedoras e marcantes para todos os envolvidos.