Sequência didática em Castro aborda mudanças climáticas
Trabalho do quinto ano B da Escola Santo Lazarini, em sintonia com a Secretaria de Educação, trouxe várias atividades e dinâmicas para o desenvolvimento, como uso do Jornal da Manhã
Publicado: 30/04/2024, 14:40
O quinto ano B da Escola Municipal Santo Lazarini, em Castro, da professora Suzana Maria Correa da Silva, vem desenvolvendo uma sequência didática com o tema ‘Mudanças climáticas: o que podemos fazer?’. A docente destaca que as ações têm uma colaboração da Secretaria de Educação de Castro (Smed), por meio da formação continuada ‘AvisaLá’, e utilizando o Jornal da Manhã.
“Este trabalho está acontecendo duas vezes por semana. A turma, sob supervisão da professora, iniciou (a sequência) no dia 16 de abril, dando continuidade nos dias 17, 23 e 26 de abril, seguindo as etapas sugeridas pelo material disponibilizado pela Secretaria da Educação. Foi explorado o assunto no Componente Curricular de Língua Portuguesa. Inicialmente foi feito o levantamento de conhecimentos prévios sobre o tema pesquisado e apresentado a proposta de estudo”, aponta a educadora.
Suzana explica que produto final da proposta é um mural com curiosidades sobre a crise climática, produção de verbetes e cards, que serão divulgados por meio das redes sociais da escola e grupos de mensagem. Os alunos também assistiram vídeos acerca da temática, organizando um cartaz com conhecimentos prévios e questionamentos sobre o clima da Terra, desastre naturais, quem são os responsáveis, porque isso afeta o clima, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
“Realizaram leituras colaborativas em duplas – um aluno com a leitura mais fluente e um aluno com a leitura menos fluente de texto sobre mudanças climáticas. Elaboraram perguntas para responderem entre eles e comentaram sobre o que acontece pela falta de conscientização das pessoas em preservar o meio ambiente”, complementa a professora.
Por fim, a docente destaca que, na etapa 2, conheceram, leram e analisaram alguns verbetes de curiosidades apresentados por ela, revistados de uma revista, além de encontrarem os conteúdos linguísticos no Jornal da Manhã, onde cada dupla compartilhou com a turma.
“Os alunos estão mostrando bastante interesse, pois realizam as atividades com entusiasmo e fazem pesquisas em casa e compartilham uns com os outros. Será dado continuidade sobre esse assunto, que vai ser encerrado com a avaliação escrita de um verbete de curiosidades do dia 24 a 28 de junho, conforme cronograma que está sendo acompanhado”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Santo Lazarini clicando aqui.