Turma de PG realiza amplo trabalho sobre igualdade
Tendo como tema principal a luta das mulheres por direitos e conquistas ao longo do tempo, o quinto ano da Escola Glacy Camargo construiu valiosos aprendizados
Publicado: 29/04/2024, 08:00
Os alunos do quinto ano B da Escola Municipal Professora Glacy Camargo Sêcco, sob a orientação da professora Kely Cristina Panizzon, se envolveram em um estudo profundo sobre a luta das mulheres pela conquista de direitos, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo a docente, o projeto teve como objetivo principal explorar a origem e a importância da data comemorativa, destacando a jornada de luta das mulheres ao longo da história em busca de igualdade e direitos. “Inicialmente, os alunos analisaram o papel limitado das mulheres no passado, quando eram excluídas de atividades como educação e trabalho, sendo confinadas ao âmbito doméstico”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Por meio de rodas de conversa e pesquisas, os alunos compreenderam a origem do Dia Internacional da Mulher e a evolução das conquistas femininas ao longo do tempo, abrangendo questões como igualdade salarial, combate ao machismo e à violência de gênero. A turma também explorou a vida e as contribuições de mulheres influentes de diferentes épocas e países, como Malala Yousafzai, Marie Curie, Kathrine Switzer, Dandara dos Palmares, Chiquinha Gonzaga, Nise da Silveira, entre outras, reconhecendo suas lutas pelos direitos das mulheres e de toda a sociedade.
Um destaque importante do projeto, apontado pela professora, foi a história de Maria da Penha, uma figura emblemática na luta contra a violência doméstica no Brasil, cujo nome foi dado à lei que criminaliza essa prática.
E durante uma discussão em sala de aula, os alunos refletiram sobre a importância de educar tanto meninas quanto meninos sobre temas relacionados à igualdade de gênero, preparando-os para um futuro mais justo e respeitoso.
No Dia Internacional da Mulher, para finalizar os trabalhos, os alunos realizaram uma apresentação especial, onde cantaram a música "Maria Maria", de Milton Nascimento, em homenagem às mulheres. Em seguida, compartilharam histórias e fotos de suas mães e responsáveis, reconhecendo e valorizando suas lutas e conquistas. “Essas experiências proporcionaram aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da luta das mulheres e inspiraram um maior respeito e admiração por suas próprias famílias”, complementou a professora.