Turma de Reserva realiza passeio e valoriza povos indígenas
Aldeia de Cândido de Abreu foi palco de visitação e amplo conhecimento do quarto ano da Escola Coronel Rogério Borba em relação à cultura e tradições das populações originárias
Publicado: 23/04/2024, 13:40
Uma visita dos alunos do quarto ano da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, teve um grande destaque pedagógico. A coordenadora pedagógica Jossuelma de Fatima Almeida, que acompanhou a professora regente da turma Marinéia Domareski em um passeio voltado ao Dia dos Povos Indígenas, comenta os principais aspectos de um amplo trabalho.
“Foi possível notar o entusiasmo dos alunos em aprenderem mais sobre a cultura indígena. A educadora trabalhou com estratégias diferenciadas as quais levaram as crianças a perceberem que além dos povos indígenas serem nossos antepassados, fazem parte do presente e continuam aqui, portanto fazem parte da sociedade brasileira. A condução do trabalho foi de extrema importância para que os educandos conhecessem e entendessem a cultura indígena, visto que conhecer é o primeiro passo para respeitar e valorizar”, relata a pedagoga.
GALERIA DE FOTOS
Jossuelma cita que o ponto culminante foi a aula-passeio na aldeia indígena Faxinal, no município vizinho de Cândido de Abreu, dentro do Dia dos Povos Indígenas, onde os alunos presenciaram a cultura dos índios Kaingang, rica em conhecimentos, tradições, rituais, artesanato, línguas, culinária, medicinal tradicional, entre outros. Ainda, a coordenadora destaca que os alunos entrevistaram o professor indígena Adenilson, que atua no Colégio Estadual Indígena Professor Sérgio Krigrivaja Lucas.
“O projeto foi de extrema importância para todos, e os objetivos almejados foram alcançados, visto que a professora através de seu trabalho proporcionou aos alunos criarem memórias históricas, levando-os a descobrirem nossas raízes, ajudando-os a entenderem o passado, pensarem no presente desmistificando ações e falas preconceituosas, possibilitando-os construírem um futuro melhor, mais humano e igualitário”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Coronel Rogério Borba clicando aqui.