Série do Vamos Ler sobre estações do ano é destaque em Reserva
Estudo dos movimentos da Terra e sua divisão em quatro períodos, por meio de conteúdos audiovisuais e recursos práticos, movimentaram alunos do quarto ano A da Escola Luiza Almeida Ferreira
Publicado: 08/04/2024, 17:20
Um trabalho no quarto ano A da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, abordou os movimentos da Terra e as estações do ano. A professora Zélia Bilik Debas comenta que o trabalho ocorreu por intermédio de estudos e observações, com recursos como a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca destes quatro períodos terrestre, onde os alunos perceberam que o planeta está em movimento, deslocando-se em seu próprio eixo e em relação ao Sol.
“E, os movimentos que geram impactos diretos na vida no nosso planeta são: rotação e translação. Uma das principais consequências do movimento de translação é a passagem dos anos e a outra é a ocorrência das estações do ano. Para compreender como isso acontece, os alunos observaram e manusearam o globo terrestre, analisando algumas características do planeta Terra, como o eixo de inclinação”, explica a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora cita que os alunos compreenderam que em alguns momentos do ano, a Terra se encontra mais inclinada para um dos hemisférios – que, se estiver recebendo mais luz, significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul em relação ao eixo de inclinação do planeta, o que faz com que apresentem diferentes características climáticas no decorrer do ano.
Para enriquecer o conteúdo, Zélia levou as videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital sobre as estações do ano, com explicação da definição e o período que ocorre, suas características e divisões baseadas em padrões ou variações climáticas. “Com os estudos e as videoaulas pudemos concluir que as estações do ano nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, tais como o resfriamento ou aquecimento, a perda das folhas ou ainda o florescer das flores e o surgimento dos frutos, apresentando características particulares e definidas”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.