Fábulas estimulam leitura e raciocínio em Reserva
Gênero que necessita de reflexão trouxe amplos ganhos, proximidade com a família e prática de habilidades dos alunos no 4º ano B da Escola Frei Thomaz
Publicado: 12/03/2024, 10:42
O 4º ano B da Escola Municipal Frei Thomaz, em Reserva, da professora Roseli Wauricki, desenvolveu uma atividade sobre ‘fábulas’. A docente explica que o trabalho visa ajudar os alunos a terem o hábito de ler diariamente em sala de aula e em casa, dando outras disposições acerca da proposta.
“Os pais têm demonstrado interesse em ajudar seus filhos com suas tarefas e leituras que lhes são enviadas todos os dias. Estamos trabalhando com fábulas. A professora apresentou o livro com gênero textual à turma, fazendo leitura e explorando sobre a finalidade e estrutura das fábulas que encantam os alunos e requer reflexão sobre o texto”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Roseli cita que o objetivo principal da sequência é fornecer compreensão mais profunda da fábula como gênero, com os alunos tendo a oportunidade de praticar suas habilidades de leitura, escrita e interpretação com outras atividades. Assim, para começar, a turma lerá fábulas de Esopo, sequencialmente até o término do livro.
“Depois de cada leitura é feita uma discussão sobre o sentido da mesma, refletindo sobre sua moral. Por fim, a professora guiou os alunos a falarem sobre as lições aprendidas durante cada leitura. Ao final das leituras e questionamentos, os alunos tiveram uma melhor compreensão do gênero abordado, bem como as habilidades de leitura e interpretação e sua capacidade de escrever sua própria fábula”, conclui a docente.