Ponta Grossa é palco de ampla premiação do projeto Vamos Ler
Turma do quarto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn foi a grande vencedora na rede municipal; Alunos dos colégios Integração, Sagrada Família e Sepam também receberam prêmios
Publicado: 28/11/2023, 22:05
O Vamos Ler - Geração Digital realizou nessa terça-feira (28), em Ponta Grossa, a sexta, e maior, premiação do Concurso de Blogues Escolares em 2023. O evento aconteceu no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, com início às 14h. Os grandes vencedores no município foram os alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Éclea dos Passos Horn, orientados pela professora Adrieli Josiane Machado da Silva. Além da rede municipal, nove educandos de três instituições particulares também foram premiados.
Estiveram presentes no evento, além dos vencedores, a prefeita municipal de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt, a secretária de Educação Simone do Rocio Neves, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a diretora do Colégio Sagrada Família, Irmã Edites, o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Júnior, o diretor do Colégio Integração, Waldir Uller, e a equipe do Vamos Ler - Geração Digital e Grupo aRede.
GALERIA DE FOTOS
.
Crescimento - Com ampla adesão da rede municipal, o projeto Vamos Ler - Geração Digital atingiu mais de 2,4 mil crianças no município, estando presente em mais de 40 escolas municipais e 3 instituições de ensino particulares.
A prefeita Elizabeth Schmidt reconhece a importância do trabalho e auxílio desenvolvidos pelo projeto Vamos Ler para a aprendizagem dos alunos e rotina dos professores. “É até redundante dizer que o projeto é importante, porque contribui para o desenvolvimento de todas as nossas crianças. Isso vem ao encontro de tudo aquilo que a gente faz e protagoniza dentro do nosso currículo. É um reforço para todas as nossas ideias e trabalhos pedagógicos”, comenta a gestora.
Já a secretária Simone Neves falou sobre a importância e a ampla adesão dos professores da rede municipal ao Vamos Ler. “É importantíssimo o trabalho, esta parceria, principalmente porque vem ao encontro da política educacional que temos nas escolas municipais, com o uso das tecnologias para incrementar esse aprendizado no dia a dia dos nossos alunos. O projeto contribuiu muito com as nossas escolas”, relatou.
.
Contribuições - O projeto Vamos Ler também tem como importantes parceiros os colégios particulares. E em Ponta Grossa, o projeto desenvolve suas atividades em três instituições: o Colégio Integração, o Colégio Sagrada Família e o Colégio Sepam.
A diretora do Colégio Sagrada Família, Irmã Edites, reforçou a importância dos trabalhos realizados pelo projeto, levando as ações da escola para toda a comunidade. “O projeto Vamos Ler é de suma importância para a escola, porque com ele a gente consegue tirar a escola de dentro da instituição, e colocá-la para o público. Conseguimos fazer com que a cidade olhe a escola e para as produções dos nossos alunos”, comentou a diretora.
Já Waldir Uller, diretor do Colégio Integração, parabenizou o Vamos Ler pelo incentivo ao uso direcionado das tecnologias. “O projeto merece os parabéns, por trabalhar junto ao aluno o desenvolvimento da leitura, a criatividade e o trabalho com os meios digitais. Temos tantos programas que não oferecem nenhum retorno e o Vamos Ler realiza um incentivo a cultura e a leitura”, complementou.
Por fim, o diretor do Colégio Sepam, Osni Mongruel Júnior, reforçou a parceria com o projeto, que fortalece os vínculos da instituição com a comunidade. “O Sepam participa já há algum tempo do projeto Vamos Ler e a gente entende que assim ficamos mais próximos da comunidade. O projeto leva o entendimento dos fatos para dentro da sala de aula, trabalhando com os nossos alunos, e que também acaba, depois do trabalho realizado, se estendendo a comunidade”, comentou.
.
Ano Recorde - Em 2023, o projeto Vamos Ler - Geração Digital registrou os maiores números de seus 16 anos de existência. E Ponta Grossa representou uma grande parte deste avanço. As 224 publicações no Portal aRede, 53 páginas publicadas no Jornal da Manhã, 40 escolas da rede municipal envolvidas, 3 instituições particulares de ensino, 100 educadores participantes e mais de 100 turmas com trabalhos realizados, fizeram o projeto Vamos Ler - Geração Digital atingir diretamente cerca de 3 mil alunos em Ponta Grossa.
Com destaque para os trabalhos envolvendo o bicentenário da cidade, o qual contou com premiação do Vamos Ler para os melhores trabalhos desenvolvidos sobre o tema, as atividades realizadas pelos participantes abordaram as mais diversas temáticas. Gerando assim, ensinamentos profundos nos educandos, que conseguiram levar para suas casas assuntos com a empatia, a gratidão, a autoestima, o autoconhecimento e os aprendizados já previstos no currículo escolar.