Professor da UFPR lança livro sobre Democracia e Opinião Pública | aRede
PUBLICIDADE

Professor da UFPR lança livro sobre Democracia e Opinião Pública

A obra aborda os conceitos de Opinião Pública, as origens da discussão acadêmica sobre ela e seus desdobramentos ao longo de um século de pesquisas

Emerson Urizzi Cervi, é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná
Emerson Urizzi Cervi, é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Está entre os lançamentos do mês de julho da Editora Almedina, pela coleção “Edições 70”, o livro “Democracia e Opinião Pública no Século XXI”, do professor Emerson Urizzi Cervi. Pensado para ser usado em disciplinas que tratam das temáticas sobre política e democracia em cursos de formação superior, a obra aborda os conceitos de Opinião Pública, as origens da discussão acadêmica sobre ela e seus desdobramentos ao longo de um século de pesquisas a respeito das opiniões agregadas dos membros das sociedades e seus impactos para a qualidade da democracia. 

O livro está dividido em três partes. Na primeira, são apresentados os resultados de pesquisas iniciais a respeito do papel da Opinião Pública nas democracias contemporâneas. Esses estudos, realizados no início do século XX preocupavam-se com os impactos que o rádio e o cinema teriam sobre as opiniões agregadas dos membros da sociedade sobre temas de interesse público. Na segunda parte são descritos os processos pelos quais as opiniões individuais, baseadas em crenças, valores e experiências no âmbito privado, são transformadas em opiniões coletivas, para, em seguida, se agregarem em opinião majoritária. Na terceira, o autor aplica os conceitos a fenômenos recentes envolvendo a formação da opinião pública em novos ambientes digitais, distorções em relação aos processos iniciais, além de descrever as principais patologias na formação da Opinião Pública no século XXI e seus efeitos para as democracias contemporâneas. 

As crises e desafios das democracias estão entre os principais temas políticos da atualidade. Há abordagens mais ou menos dramáticas, que, no geral, tratam de respostas das elites políticas institucionalizadas a novas demandas públicas. Menos atenção do que a devida é dada a um ator fundamental nos processos políticos: o democrata anônimo, cidadão comum, chamado a participar formalmente de tempos em tempos, pelo voto, mas, com participação informal contínua na discussão pública. 

O democrata anônimo é ciente de suas responsabilidades individuais e conhece as diferenças entre espaço público e privado. Ele respeita os limites da liberdade de expressão, usando-a para fortalecer as estruturas e não para distender o tecido social. A proporção de democratas anônimos em relação ao total de debatedores qualifica a Opinião Pública e, por fim, explica a democracia que temos hoje. 

O autor

O autor, Emerson Urizzi Cervi, é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Ele tem grande experiência em pesquisas sobre Opinião Pública e comunicação eleitoral, com centenas de publicações científicas sobre temas correlatos ao longo de sua carreira profissional de pesquisador e docente da área. 

A editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Editora Almedina publica obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão, com títulos nas áreas de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação. 

Serviço: Acesso a mais informações sobre a obra no site. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE