Aula do Vamos Ler propicia aspectos do folclore em Reserva
Quinto ano A da Escola Elvira Rosas pôde desenvolver série de atividades práticas por meio de videoaula do projeto, contextualizando com abrangência teórica da temática
Publicado: 25/08/2023, 09:54
O folclore brasileiro foi tema de atividades no 5º ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva, da professora Emelda Ione Naegeler de Souza. A docente destaca que o trabalho contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e citou que a temática parte de um conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou mesmo um conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, além de fazer outras várias contextualizações sobre o que ensinou aos seus educandos.
“No Brasil, é comum que as pessoas se agrupem em torno de algo de que gostam: pode ser um time de futebol ou uma escola de samba, por exemplo. E, mesmo existindo outros grupos com gostos diferentes, é importante sempre respeitá-los. Partindo desse princípio, iniciamos as atividades da semana do folclore, analisando os conhecimentos que os alunos tem e que foram passados por seus familiares, passados de geração em geração”, comenta a educadora.
O trabalho ocorreu com os alunos assistindo à videoaula do Vamos Ler, entendendo melhor sobre o assunto, percebendo no seu dia a dia o que faz parte da cultura e folclore da nossa região, além de que o folclore brasileira conta com grande diversidade, sendo riquíssimos, como as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, entre outros.
GALERIA DE FOTOS
“O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada”, detalha Emelda.
Para complementar, a professora cita que foram desenvolvidas várias atividades sobre o folclore: leitura e interpretações de texto, produções textuais, ilustrações, e outras. Fechando, os alunos resolveram duas das sugestões de atividades propostas ao final da videoaula que foi a elaboração textual com o que mais lhe chamou atenção com uma ilustração da produção audiovisual.
“A videoaula do projeto Vamos Ler – Geração Digital veio auxiliar e complementar a aprendizagem dos alunos, esclarecendo diversas questões a respeito do nosso folclore brasileiro, mostrando com clareza essa diversidade que temos em nosso país”, conclui a educadora.