Projeto em Ortigueira alerta para questões ambientais
‘Reciclando para uma vida melhor’ ocorreu no 4º ano da Escola do Campo Libertação Camponesa e trouxe ampla abordagem acerca da redução, reutilização e reciclagem de materiais
Publicado: 29/05/2023, 09:30
O 4º ano da Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa, em Ortigueira, sob coordenação da professora Solange da Silva, desenvolveu um projeto chamado ‘Reciclando para uma vida melhor’. A docente destaca que após estudarem a apostila de Português, alguns alunos não acreditaram sobre a situação em foco, assistindo vídeo que falava como o lixo afetiva o meio ambiente e prejudicava a todos.
“Se uma pessoa acredita que um simples papelzinho de bala não é nada, engana-se. Pense um pouco: o Brasil tem muita gente, se cada um jogar um papelzinho, então quantos serão? Agora, imagina se forem sacolas plásticas, eletrônicos, pilhas, baterias, etc., nos lixos comuns. O lixo que jogamos parece simples e pequeno, mas não é assim: como uma bola de neve pequena, se transforma em uma imensa bola de lixo”, aponta a educadora.
Solange cita que alguns materiais levam centenas de anos para se decompor, matando animais. Na apostila, um exemplo de um albatroz que engoliu várias tampas de garrafa pet e outros tipos de plástico, morrendo, chamou a atenção dos alunos. Assim, a turma buscou trabalhar com os três ‘Rs’: reduzir, reutilizar e reciclar. Também, a professora cita sobre reaproveitamento dos resíduos como matéria-prima, gerando vários benefícios, com grande economia.
GALERIA DE FOTOS
Ainda, a docente explana a redução nos gastos de energia e nos gases de efeito estufa (GEE), preservação de fontes de matéria-prima e diminuição de gastos com aterro sanitário. “Após pesquisas, foi feita uma produção de texto sobre o problema e como deve ser feito o descarte correto. Trabalhamos a construção de alguns brinquedos de pet (recicláveis)”, relata a educadora.
Para complementar, Solange pontua sobre estudo feito por pesquisas da Franklin Associates, que mostraram que o plástico utilizado para produção de garrafas pets (politereftalato de etileno), quando reciclado, pode reduzir pela metade as emissão de GEE, sendo a reciclagem importante na formação de futuras gerações, com a prática fazendo parte delas, por meio de investimentos em ações que promovem uma mudança no hábito da sociedade.
“Em nosso país, a reciclagem ainda não é tratada com a importância que deveria. No mundo, alguns países são exemplos nesse assunto, como Austrália, Alemanha, Bélgica e Holanda. Vamos contribuir para um desenvolvimento do nosso país, contribuindo para a economia e principalmente para nosso meio ambiente. Faça a separação do seu lixo e leve até um posto de coleta. Outra ação muita importante é evitar que o lixo chegue até os mananciais, ou seja, nunca jogue o lixo nas ruas, esgotos. Seja consciente: lixo somente no lixo”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Libertação Camponesa clicando aqui.