Projeto estimula e amplia a leitura em São João do Triunfo | aRede
PUBLICIDADE

Projeto estimula e amplia a leitura em São João do Triunfo

Trabalho com jogos, dinâmicas na biblioteca e em casa vem sendo desenvolvido no 4º ano da Escola Sebastião Antunes Ferreira

Sacola Viajante é uma das propostas realizadas na turma
Sacola Viajante é uma das propostas realizadas na turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um projeto de leitura e escrita movimentou o 4º ano A da Escola Municipal Professor Sebastião Antunes Ferreira, em São João do Triunfo. A professora da turma, Lenise Dilmara Levandoski, destaca que é cada vez mais importante para o domínio das habilidades cognitivas centrais do projeto, ler e escrever, que a leitura seja estimulada de forma prazerosa e agradável, o que consequentemente melhora o desempenho escolar.

“O cenário da turma do 4º ano é evidente na carência linguística. Percebe-se a necessidade de desenvolver projetos de leitura para estimulá-los. Para o desenvolvimento deste projeto, primeiramente, foi identificada a problemática da falta de leitura e suas consequências no desenvolvimento acadêmico dos alunos”, aponta a educadora.

A docente cita que o trabalho iniciou com ‘bingos’ de palavras complexas, necessitando de atenção e leitura para identificar os vocábulos para marcar e jogar de forma efetiva. Assim, o vencedor do jogo seria de quem completasse a cartela, uma vez por semana. Outra atividade consistia em alunos distribuídos em grupos de quatro, recebendo textos fatiados em parágrafos, com a tarefa de organizar os textos na sequência correta, pontuando quem organizasse corretamente. Para complementar, houve visita à biblioteca, onde cada estudante escolheu um livro e, após ler, fez desenho referente à obra lida e entregue a um colega de sala.

“Alternando os dias da semana, os alunos levam para casa a Sacola Viajante, confeccionada pela professora, com variados gêneros de texto – livros de historinha, notícias, receitas, curiosidades, etc. Quando a sacola viajante retorna no dia seguinte, o aluno conta para a turma o que leu e o que aprendeu. Essa atividade está sendo muito útil e contribuindo na aprendizagem dos alunos, despertando o interesse da importância da leitura e sentindo prazer de ler. O presente projeto tem duração de todo o ano letivo”, conclui Lenise.

Acesse o blog escolar da Escola Professor Sebastião Antunes Ferreira clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE