Material dourado explora e amplia raciocínio em Reserva
Professora do 4º ano da Escola Luiza Almeida Ferreira destacou importantes ganhos no trabalho que incluem lógica, leitura e escrita de numerais
Publicado: 11/04/2023, 20:10

O 4º ano da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, em Reserva, sob coordenação da professora Zélia Bilik Debas, desenvolveu uma atividade no dia 10 de abril com o material dourado. Segundo a docente, o objetivo foi desenvolver o pensamento número, relacionar a quantidade ao respectivo algarismo, compreender as ações de agrupamento e inclusão – tudo propiciando a leitura e escrita de numerais.
“Os educandos manusearam, inicialmente, o material dourado de forma livre e lúdica. Posteriormente, foi direcionado o trabalho, visando a necessidade de padronizar o nome de cada peça, orientando para a nomeação descritiva, assim efetivando gradativamente”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
O trabalho teve distribuição de fichas para agrupamento e inclusão de valores nos respectivos lugares, conforme relata Zélia, o que instigou os educandos a explicarem as respostas – verbalização das hipóteses, tentativas e erros, desenvolvendo neles raciocínios, onde poderiam repensar suas ideias e se aventurarem na manipulação do material dourado.
“Vale ressaltar que além da concretização sensorial que o material dourado proporciona, ele desenvolve o raciocínio lógico, o conceito de numeração decimal, a leitura e a escrita. O educando passa a ter uma imagem concreta, facilitando a capacidade de interpretação, compreensão e a capacidade na resolução de situações-problemas. A atividade proporcionou uma aprendizagem de forma prazerosa e significativa”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Luiza Almeida Ferreira clicando aqui.