Alimentação saudável tem ampla abordagem em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Alimentação saudável tem ampla abordagem em Carambeí

Questões de saúde, boas práticas na alimentação, obesidade e desnutrição ocorreram nas formas teórica e prática no 5º ano A da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth

Educandos entenderam a importância de unir qualidade com alimentação
Educandos entenderam a importância de unir qualidade com alimentação -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano A da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, da professora Ione de Fátima e Souza dos Santos, desenvolveu atividades durante o mês de março acerca da alimentação saudável. A docente explica que o Dia Nacional da Saúde e Nutrição é comemorado no dia 31 deste mês – uma oportunidade para se pensar nas questões saudáveis, alimentares e de hábitos.

“Como a nossa escola é de período integral e é responsável pelas principais refeições do dia, faz-se necessário que os alunos tenha conhecimento da importância de alimentar-se bem, permitindo experimentar alimentos diversos. O cardápio que a escola oferece é elaborado por um nutricionista, garantindo as necessidades nutricionais. Iniciamos a atividade desse dia com o vídeo ‘Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana’, que nos fala da importância dos alimentos no nosso dia a dia”, explica a educadora.

Segundo Ione, a turma aprendeu na prática que a boa alimentação começa desde cedo, que comer bem não significa quantidade, mas sim qualidade e variedade, sendo importante conhecer o valor nutricional de cada alimento. A professora pontuou sobre outro assunto sério e bastante discutido: a obesidade, onde ingerir opções em excesso pôde acarretar no aumento de peso, trazendo sérios problemas para a saúde – enquanto comer pouco traz a desnutrição, o que pede uma alimentação equilibrada.

“Percebemos na conversa que existe uma preocupação dos alunos com relação a ingestão de guloseimas. Eles têm consciência que devemos evitar comer doces, hambúrgueres, sanduíches e refrigerantes, que tudo isso pode matar a fome, porém a alimentação não é nutritiva. Houve aluno que relatou que em casa existe uma regra para esses alimentos que não são proibidos e, sim, podem comer de vez em quando”, complementa a docente.

A educadora complementa apontando que houve a construção do ‘Coração de Alimentos Saudáveis’, com figuras levadas de casa pelos alunos. Na sequência, no estímulo à alimentação saudável, houve o jogo ‘Trilha da Alimentação’. “Para isso, foi necessário cada trio utilizar um dado e cada jogador um marcador. Receberam a explicação das regras que estão na própria trilha. Divertiram-se muito e houve um grande aprendizado. As crianças aprenderam que devemos comer muitas frutas, verduras e legumes, priorizando sempre que, para uma boa nutrição, é necessária ter uma variedade adequada de nutrientes para a nosso corpo”, conclui Ione.

Acesse o blog escolar da Escola Professora Theresa Gaertner Seifarth clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE