Educandos investigam história de patrono de escola em Imbaú | aRede
PUBLICIDADE

Educandos investigam história de patrono de escola em Imbaú

Quinto ano B pôde conhecer mais sobre a personalidade de Octávio Mendes Batista que dá nome a uma das instituições de ensino do município; filha da figura central conversou com a turma

Clair, filha de Octávio, permitiu uma imersão ainda maior na pesquisa
Clair, filha de Octávio, permitiu uma imersão ainda maior na pesquisa -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano B da Escola Municipal Octávio Mendes Batista, em Imbaú, da professora Andrieli Voltl, trabalhou com um projeto de resgate histórico. Segundo a docente, a iniciativa começou com conversa com os alunos sobre o que conheciam acerca da história da instituição de ensino e, posteriormente, sobre o patrono deste local.

“Fizemos a leitura do histórico da escola, da ata de escolha do nome da escola e, na sequência, a biografia de Octávio Mendes Batista. Apresentei a eles fotos da escola antes reforma, do dia da reinauguração da escola com o nome que leva até o dia de hoje e também do patrono, senhor Octávio. Aproveitamos os textos apresentados aos alunos para realizar atividades envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática”, aponta a educadora.

Andrieli cita que a curiosidade dos educandos em saber mais sobre esta figura histórica permitiu a elaboração de um roteiro com entrevista, convidando uma das filhas de Octávio, Clair de Jesus Machado, que esteve presente e sanou dúvidas, enriquecendo o conhecimento sobre o patrono em si.

“A senhora Clair pôde nos esclarecer, também, quem eram as pessoas e épocas nas fotografias que nos foram disponibilizadas por outra filha do senhor Octávio, a senhora Abegail Mendes Batista, contribuindo grandemente para nosso aprendizado”, complementa a professora.

Por fim, a docente cita que após a entrevista os alunos compreenderam melhor as particularidades do patrono, com elaboração de um texto coletivo denominado ‘Curiosidades sobre Octávio’. “Esse texto, algumas fotos, os certificados do senhor Octávio ficaram expostos no mural da escola para que os demais alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre o patrono”, conclui Andrieli.

Acesse o blog escolar da Escola Octávio Mendes Batista clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE