Coluna Fragmentos: Luiz Gonzaga Pinto e o desenvolvimento de Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Fragmentos: Luiz Gonzaga Pinto e o desenvolvimento de Ponta Grossa

A coluna ‘Fragmentos’, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, publicada entre 2007 e 2011, retorna como parte do projeto '200 Vezes PG', sendo publicada diariamente entre os dias 28 de fevereiro e 15 de setembro

Matéria publicada no JM de 14 de agosto de 1969, destacando uma das reuniões preparatórias do PLADEI
Matéria publicada no JM de 14 de agosto de 1969, destacando uma das reuniões preparatórias do PLADEI -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O PLADEI – Plano de Desenvolvimento Industrial – significou, para Ponta Grossa, a instalação das bases de desenvolvimento da cidade no final do século XX. Posto em prática pelo prefeito Cyro Martins (1969 – 1973), o PLADEI foi responsável pela vinda de grandes empresas – sobretudo ligadas ao beneficiamento do soja – para a cidade.

Implantado no início da década de 1970, em plena época do “Milagre Econômico Brasileiro”, o PLADEI foi gestado ao longo da década de 1960. Seu planejamento e execução integram uma série de ações pensadas por lideranças, instituições (destacadamente a ACIPG) e o poder público municipal.

Desde meados da década de 1960, uma série de reivindicações voltadas para o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa, vinham sendo encaminhadas ao governador Paulo Pimentel, como, por exemplo, a criação de uma escola industrial profissionalizante, a implantação de postos fiscais nas rodovias que passavam pela cidade, a elaboração de um projeto turístico para Vila Velha e o estabelecimento de um programa de desenvolvimento agrícola e industrial para toda região dos Campos Gerais.

No final da década, em 1969, a ACIPG criou o Departamento de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa – DEDEC. O objetivo desse Departamento era produzir um amplo estudo sobre potencialidades e perspectivas da cidade para o final dos Novecentos. Sua ação técnica foi fundamental para que o PLADEI entrasse em funcionamento.

Desde sua implantação, o DEDEC foi dirigido pelo Dr. Luiz Gonzaga Pinto, empresário do ramo metalúrgico que havia presidido com dinamismo a ACIPG entre 1960 e 1964. Gonzaga Pinto defendia a idéia de que Ponta Grossa necessitava estabelecer as bases de um novo processo de industrialização que fosse capaz de confirmar sua condição de principal cidade do chamado Paraná Tradicional.

Efetivamente, o PLADEI começou a funcionar em 1971, a partir da aquisição, por parte do município, de uma área de propriedade da Rede Ferroviária Federal, na qual foi implantada a cidade industrial de Ponta Grossa. Em razão disso, o prefeito Cyro Martins entrou, com justiça, para a história de nossa cidade, como o executor do PLADEI. 

No entanto, ao longo do processo de estudo e implantação do Plano de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa, atuação de Luiz Gonzaga Pinto foi decisiva. Foi ele o grande articulador entre a concepção e a prática do PLADEI. Prova disso, foi sua eleição para sucessão de Martins no comando do município, em 1972.

O prefeito Gonzaga Pinto dirigiu a cidade entre 1973 e 1975, ano em que deixou o Executivo ponta-grossense e assumiu a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, a convite do governador Jayme Canet Junior.

Falecido no último dia 20 de fevereiro, Luiz Gonzaga Pinto merece ficar na memória coletiva local, como uma das figuras mais importantes para crescimento e desenvolvimento econômico verificado em Ponta Grossa no quarto final do século XX. Como historiador e pesquisador da história local, registro minha admiração por sua atuação.

.

O material original, com mais de 170 colunas, será republicado na íntegra e sem sofrer alterações. Por isso, buscando respeitar o teor histórico das publicações, o material apresentará elementos e discussões datadas por tratarem-se de produções com mais de uma década de lançamento. Além das republicações, mais de 20 colunas inéditas serão publicadas. Completando assim 200 publicações.

Publicada originalmente no dia 02 de março de 2008.

Coluna assinada por Niltonci Batista Chaves. Historiador. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE