Classe de Castro realiza ações de combate ao trabalho infantil
Diversos recursos, como auxilio de imagens, debates e entrevistas, foram utilizados pelo 5º ano da Escola de Guararema
Publicado: 13/03/2023, 21:30
O combate ao trabalho infantil engajou a turma do 5º ano A da Escola Municipal de Guararema em Castro. A professora Merilim Ruliani Pereira Puchta destaca que as ações ocorreram entre os dias 6 a 10 de março. O trabalho teve início com introdução do assunto em sala de aula com recursos digital de imagens que, segundo a docente, eram provocantes para chamar a atenção dos alunos. Na sequência, houve roda de conversa para uma posterior entrevista com os pais e funcionários acerca do assunto.
“O segundo momento foi a leitura de um gibi explorando também o gênero textual ‘história em quadrinhos’, com os alunos percebendo as características e finalidade do gênero. No gibi disponibilizado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), cujo assunto foi sugerido por esse instituto também para as escolas, tinham propostas de atividades lúdicas que enriqueciam o trabalho sobre o trabalho infantil”, relata a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, houve uma nova roda de conversa acerca do assunto e sobre as entrevistas com os familiares. Assim, a turma procurou títulos referentes aos direitos da criança e ‘diga não ao trabalho infantil’, além de imagens recortadas de revistas e livros. Para fechar, os alunos fizeram ilustrações a serem expostas na escola como meio de conscientização.
“Os alunos adoraram, também, trabalhar com a música ‘Toda criança quer’, da palavra cantada cujo o vídeo foi cantando ‘pelos meus filhos’. Nossa semana foi muito produtiva e especial, pois os alunos compreenderam o quão importante é dizer não ao trabalho infantil. Parabéns turma. Vocês arrasam sempre”, conclui Merilim.