Consciência ambiental é tema de palestra em Reserva
Alunos da Escola Elvira Rosas puderam entender a importância da reciclagem e como pequenos atos podem contribuir para um planeta mais saudável
Publicado: 11/10/2022, 17:24
O dia 3 de outubro marcou uma palestra sobre resíduos sólidos na Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva. A professora do 5º ano A, Emelda Ione Naegeler de Souza, comenta sobre a participação do palestrante Leonardo, do ‘Viraser’, que iniciou a conversa com os alunos indagando os alunos se eles queriam ter um meio ambiente, em alguns anos, limpo e sem poluição ou totalmente poluído.
“Logo após, falou sobre a questão do lixo, reciclagem, reutilização e a importância que tudo isso tem na preservação do meio ambiente. O lixo produzido por todos nós e a importância da coleta seletiva desse lixo em casa, na escola e na comunidade em que vivem. Vem sendo considerado cada vez mais urgente e importante a necessidade de conscientizar e de haver uma mudança de valores e atitudes no dia a dia de todos”, aponta a docente.
GALERIA DE FOTOS
A educadora também cita que a reciclagem contribui na redução de forma significativa no impacto junto ao meio ambiente, com menos retiradas de matéria-prima da natureza, erando economia de água e energia, além da disposição inadequada de lixo, contribuindo como fonte de renda aos catadores.
“(O palestrante) ressaltou a separação do que são rejeitos, resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e resíduos perigosos, enfatizando os resíduos recicláveis e os tipos de reciclagem: plásticos, metais, papéis e vidros. Bem como os não recicláveis: restos de comida, cascas de frutas, casquinhas de lápis, folhas e podas de árvores e plantas, papel higiênico, etc.”, complementa Emelda.
Por fim, os alunos assistiram a um vídeo da Turma da Mônica que abordava a reciclagem e instigava todos a serem agentes ambientais mirins. Na volta à sala de aula houve diálogo e uma produção de texto com o tema ‘O lixo que não é lixo e a importância dos 3Rs’ (reduzir, reutilizar e reciclar). Posteriormente, (podendo levar) para casa esse compromisso de conscientizar as pessoas de suas casas sobre a importância de reaproveitar o lixo e a tentativa de mudanças de hábitos por todos”, conclui a professora.