Turmas de Ipiranga vão a Castro e Carambeí por 'passeio histórico'
Alunos de quarto e quinto anos da Escola Rural de Avencal puderam conhecer museus (como do Tropeiro e Parque Histórico), além de igreja, em amplo trabalho sobre formação do estado
Publicado: 04/10/2022, 10:13
As turmas de quarto e quinto A da Escola Rural de Avencal, em Ipiranga, realizaram uma visita ao Museu do Tropeiro, em Castro, e ao Parque Histórico de Carambeí, na última sexta-feira (30 de setembro). A professora Michele Denck comenta que o passeio faz parte de conteúdos trabalhados durante todo o ano letivo nas disciplinas de História e Geografia.
“Durante o ano, os alunos estudaram sobre as imigrações, formação da população paranaense, quais etnias formaram nosso estado. Além disso, os alunos estão estudante sobre o processo de tropeirismo no Paraná, sua importância para o estado e formação das cidades”, elenca a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Por meio de textos e slides durante as aulas, a professora pôde abordar o tema, mostrando monumentos dos tropeiros de cidades vizinhas, a história destas figuras, a Estrada da Graciosa, o Caminho de Viamão e outros pontos importantes da temática. Dando sequência aos conteúdos, houve a visita aos locais: Museu e igreja mais antiga em Castro, além do Museu Casa de Sinhá e o Parque em Carambeí.
“Cada área que estudamos traz conhecimentos, informações e cultura que levam os alunos a um senso crítico, valorizando a si mesmo e a sociedade na qual estão inseridos. A curiosidade e a busca pela informação é que possibilitam as crianças um melhor entendimento a respeito da vida”, complementa Michele.
Para fechar, a docente cita que nos museus foi possível aprender acerca de inúmeros assuntos, como arte, história, geografia, biologia, ciências e astronomia. “Assim, essas visitas incentivam a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e muito mais dos nossos alunos”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Rural de Avencal clicando aqui.