Leitura é foco de diversificado projeto em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Leitura é foco de diversificado projeto em Jaguariaíva

Vários elementos foram postos aos alunos do 5º ano da Escola Elza Baptista para ampliar habilidades educacionais e aguçar o gosto pelo hábito de ler

Alunos protagonizam momentos importantes para ampliar e melhorar a leitura
Alunos protagonizam momentos importantes para ampliar e melhorar a leitura -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um projeto de leitura movimentou os alunos do 5º ano da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca em Jaguariaíva. Segundo a professora Gislaine de Mello Linhas, o trabalho vem em sintonia com a questão da leitura ser fundamental para o pleno desenvolvimento do indivíduo, onde se abre um universo de possibilidades para o conhecimento.

“Pensando nisso, está sendo desenvolvido o projeto ‘Maleta da Leitura’, onde os alunos levam para casa um livro de sua escolha para fazer a leitura, desenvolvendo primeiramente sua técnica para ler com fluência. Tudo começa na sala de aula, onde a professora motiva seu(a) aluno(a) para escolher um livro de sua preferência, fazendo com que a leitura seja algo que aguce a curiosidade do aluno, pois para desenvolver a leitura é preciso primeiramente gostar de ler”, aponta a docente.

Assim, na sequência do trabalho, a educadora explica à turma sobre atividade referente à leitura, com alunos preenchendo a ‘ficha de leitura’ com dados referentes ao livro, além de um espaço para a escrita livre acerca da história lida. Segundo Gislaine, a atividade é muito importante, desenvolvendo a habilidade de intepretação e escrita do aluno. Após lerem, no dia seguinte, os educandos apresentam aos colegas a história lida, desenvolvendo a oralidade e habilidade de se aprender em público.

“Além disso, ainda tem a atividade ‘Jogue o dado e responda’, onde após a apresentação o aluno joga o dado e, conforme o número que cai, responde a uma pergunta referente à história. A atividade está sendo bem interessante e produtiva, pois os alunos estão empolgados para que chegue a sua vez de levar a maleta para a casa”, complementa a professora.

Para fechar, a docente cita que considera importante todas as ações que desenvolvam o gosto pela leitura e isso começa por meio de motivações e importância dada à atividade. Ainda, outro fator citado é a valorização dos trabalhos apresentados pelos educandos, “pois através do respeito entre colegas e a confiança que a professora tem em seus alunos (que) irá determinar o sucesso do trabalho realizado”.

Concluindo, Gislaine cita que a participação foi excelente, com retorno bem positivo. “O desenvolvimento do projeto é de grande relevância, pois os alunos compreendem a importância da leitura como uma porta aberta ao conhecimento, além de oportunizar o envolvimento das famílias, pois a ‘Maleta da Leitura’ vai para casa e possibilita o vínculo com os pais no desenvolvimento da atividade”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Elza Baptista Fonseca clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE