'Cortina da Leitura' estimula a alfabetização no Integração | aRede
PUBLICIDADE

'Cortina da Leitura' estimula a alfabetização no Integração

Trabalho desenvolvido no Colégio de Ponta Grossa busca unir o lúdico com um aprendizado significativo; professora comenta como a proposta é desenvolvida

Crianças podiam realizar leitura quando saíssem da sala
Crianças podiam realizar leitura quando saíssem da sala -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Trabalho desenvolvido no Colégio de Ponta Grossa busca unir o lúdico com um aprendizado significativo; professora comenta como a proposta é desenvolvida

O 1º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio Integração em Ponta Grossa, vem desenvolvendo sua alfabetização ao longo de 2022. A professora Elena Maria Dombroviski comenta os principais aspectos de iniciativas lúdicas que incentivam a leitura e, consequentemente, contribuem para alfabetizar os alunos. A proposta teve orientação de Amanda Weridyana Uller.

Conforme explica a educadora, por estarem no processo de alfabetização, houve a proposta para “que os alunos se sentissem incentivados no processo de leitura”, pensando numa “metodologia divertida, o lúdico tomou conta do espaço escolar e até mesmo despertando a atenção dos demais colegas e funcionários que passam pelo corredor”.

“A ‘Cortina da Leitura’ fez com que os alunos entrassem no mundo da leitura, enriquecendo seus vocabulários, aumentando o raciocínio e entrando no mundo da leitura. A atividade tinha como objetivo inicial avaliar os alunos de uma maneira em que a avaliação não fosse vista como um processo tradicional, e sim como algo que possa ir além de uma caneta e um papel, com questões avaliativas”, elenca Elena.

Para desenvolver a atividade, cita a professora, foi utilizado papel crepom para construir uma cortina na porta, com pequenas palavras com sílabas simples no nível de leitura dos pequenos alunos, além de um cartaz de instruções, onde cada um teria que ler uma palavra da cortina, com alguns alunos sendo incentivados a receber os colegas que chegavam na sala de aula. Complementando, poderiam verificar a palavra lida e auxiliar outros alunos que tivessem alguma dificuldade.

Concluindo, a docente cita que o processo se repetiu toda a vez que as crianças saíssem da sala de aula. “O objetivo da atividade foi alcançando com sucesso, pois quando a criança é motivada pelo prazer, ela consegue se envolver facilmente nas atividades e fica à disposição para aprender, sempre esperando e buscando recursos novos para a aprendizagem”, finaliza Elena.

Acesse o blog escolar do Colégio Integração clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE