Alunos de Castro atuam no combate ao trabalho infantil
Quinto ano A da Escola de Guararema pôde imergir em projeto do MPT acerca da questão; diversos recursos e produções contribuíram com trabalho em sala
Publicado: 13/06/2022, 15:40
Quinto ano A da Escola de Guararema pôde imergir em projeto do MPT acerca da questão; diversos recursos e produções contribuíram com trabalho em sala
Visando alertar as crianças sobre o combate ao trabalho infantil, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal de Guararema, em Castro, trabalhando dentro do projeto proposto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), participaram de atividades voltadas ao tema, sob a coordenação da professora Scheila Aparecida Samuel.
“Primeiramente começamos o trabalho, percebendo os conhecimentos prévios dos alunos acerca do assunto, onde trocas de informações foram realizadas em uma roda de conversa. Em seguida, utilizando o recurso tablet os alunos realizaram a leitura do Gibi referente ao Trabalho Infantil, material este disponibilizado pelo projeto MPT”, descreve a docente.
Com auxílio do material disponibilizado, a atividade foi seguida por debates relacionados a problematização. Na sequência, os estudantes participaram de um jogo com dados e trilha com informações relevantes sobre o trabalho infantil, no qual coletivamente, eles iam avançando de casa até chegar ao destino final.
Para frisar os conhecimentos, cartazes foram confeccionados e expostos na escola, como forma de alertar e conscientizar os demais sobre a temática, ressaltando sobre as atitudes e mudanças de pensamentos de todos os envolvidos no processo escolar nas questões estudadas.
Ao final do projeto, Scheila comentou que os alunos receberam como prêmio, um cartão vermelho, que simbolizava o gesto ‘Diga Não Ao Trabalho Infantil’, sendo essa uma maneira de frisar o tema e não deixá-los esquecer do cuidado de todos.