Tecnologia é base de projeto em turmas de Imbituva
Quintos anos A e B da Escola Emma Horst Volpi puderam entender prós e contras de recursos tecnológicos; palestra com psicológica e assistência social clareou pontos importantes
Publicado: 13/04/2022, 11:37

Quintos anos A e B da Escola Emma Horst Volpi puderam entender prós e contras de recursos tecnológicos; palestra com psicológica e assistência social clareou pontos importantes
Uma aula sobre a tecnologia, suas vantagens e desvantagens, além da utilização de meios tecnológicos durante a pandemia ocorreu nos quintos anos A e B da Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva. O professor Elias Geremias dos Santos, que coordenou o trabalho, conta que o projeto teve por objetivo inserir os alunos de forma correta neste universo da tecnologia, utilizando-a de forma saudável e segura, como recurso favorável à aprendizagem e lazer.
“(A aula iniciou) abordando, de forma geral, o tema tecnologia, e teve um feedback muito bom dos alunos, pois foram relatando como foi o acesso que tiveram durante as aulas remotas. Contaram quais aparelhos têm contato – celular, tablete, computador –, quanto tempo ficavam utilizando a tecnologia. Após o primeiro momento com os alunos, o professor envolveu a família nessa atividade”, aponta o educador.
Em casa, os alunos puderam fazer uma pesquisa simples com os pais, por meio de questões como ‘seu filho usa internet diariamente?’, ‘tem celular, tablete ou computador?’, ‘tem acesso a redes sociais?’, ‘quanto tempo seu filho fica na internet?’, ‘como a internet pode ajudar seu filho e no que ela pode atrapalhar?’. Segundo o docente, a participação dos pais foi de grande valia, com a confirmação do que as crianças teriam relatado previamente.
“Em conjunto com a equipe pedagógica da escola, fizeram o convite para a psicóloga e assistente social da Secretaria de Educação, Priscila Stasiak e Rosângela Costa, para que realizassem uma palestra para os alunos sobre as ‘vantagens e desvantagens do uso da tecnologia’”, complementa Elias, que se surpreendeu com a participação das turmas, onde desde a primeira aula acerca da temática já demonstraram interesse e participaram de forma intensa da palestra com as duas profissionais.
“Ainda, conseguiram compreender que a tecnologia veio sim para somar, porém precisam ter certos cuidados para que ela não prejudique a saúde mental e também tenham cuidados com os ‘golpes cibernéticos’. Todo o trabalhinho desenvolvido com os alunos foi de suma importância, visto que as crianças de 5º ano já se veem na fase de transição da infância para a adolescência. Por isso, a importância de ressaltar os cuidados que eles precisam ter ao acessar a internet, sendo assim um trabalho da escola e da família em conjunto”, conclui o professor.
Acesse o blog escolar da Escola Emma Horst Volpi clicando aqui.