Projeto envolve leitura e escrita sobre ações cotidianas | aRede
PUBLICIDADE

Projeto envolve leitura e escrita sobre ações cotidianas

Iniciativa ocorreu no 2º ano A da Escola São José em Rebouças. Receitas, trabalho sobre conteúdos matemáticos e ‘mercadinho’ foram alguns elementos da dinâmica em sala

Imagem ilustrativa da imagem Projeto envolve leitura e escrita sobre ações cotidianas
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa ocorreu no 2º ano A da Escola São José em Rebouças. Receitas, trabalho sobre conteúdos matemáticos e ‘mercadinho’ foram alguns elementos da dinâmica em sala

O 2º ano A da Escola Municipal São José em Rebouças desenvolveu um projeto que visava incentivar a leitura e a escrita, através de assuntos relacionados ao cotidiano. A professora da turma, Daiane Laís Matias Slusasrs, comenta como a iniciativa ocorreu e os benefícios pedagógicos aos alunos.

“Procurando incentivar e estimular o processo de leitura e escrita, o projeto ‘Incentivando a leitura e escrita envolvendo assuntos relacionados ao cotidiano’ foi desenvolvido pela professora Daiane na turma do 2º ano A, com o intuito de trazer uma forma mais lúdica e estimulante de aprendizagem. Essa atividade teve como objetivo apresentar gêneros textuais relacionados ao cotidiano dos alunos, de forma prática e lúdica, na tentativa de despertar o interesse pela leitura e escrita”, destaca a docente.

O projeto iniciou com a apresentação da história ‘O homem biscoito’, de forma diferenciada. Na sequência, conta Daiane, houve a realização da receita de um biscoito em sala de aula, o que possibilitou explorar as medidas de capacidade, massa, tempo, além das embalagens dos ingredientes. Para complementar, cada aluno amassou e modelou seu biscoito da própria maneira.

“Após todos degustarem seus biscoitos, realizamos a leitura, observação e discussão de versões diferentes da mesma história. Realizamos, após isso, uma produção de reescrita individual em forma de um livrinho da história. Em seguida, cada aluno apresentou sua versão para o restante da classe, tendo em vista trabalhar com a oralidade de cada aluno”, diz a professora.

Houve, ainda, o registro da receita no caderno dos alunos, além de um trabalho com a produção escrita de listas. Continuando, houve a realização de um ‘mercadinho’ da turma, onde as embalagens levadas pelos alunos foram separadas, destacando as unidades de medida, massa, capacidade e comprimento.

“O projeto teve como principal função mostrar aos alunos o quão importante é a leitura e escrita no cotidiano, pois nessa fase escolar é de suma importância favorecer e incentivar o gosto pela leitura e escrita. E, com certeza, fazer o uso de estratégias que estejam envolvidas ao dia-a-dia, torna a aprendizagem mais agradável e estimulante”, conclui a docente.

Confira essa e outras atividades na íntegra no blog escolar da Escola São José. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE