Escola realiza receitas saudáveis através de projeto | aRede
PUBLICIDADE

Escola realiza receitas saudáveis através de projeto

‘Comer Faz Bem’ ocorre em 13 instituições de ensino municipais em Carambeí. Professora do 5º ano da Escola Theresa Gaertner Seifarth comenta como é desenvolvida a ação e participação da turma

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

‘Comer Faz Bem’ ocorre em 13 instituições de ensino do Município de Carambeí. Professora do 5º ano da Escola Theresa Gaertner Seifarth comenta como é desenvolvida a ação e participação da turma

A turma do 5º ano da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth em Carambeí vem desenvolvendo, ao longo do ano, o ‘Projeto Comer Faz Bem’, realizado em 13 instituições de ensino do Município. A professora Caroline de Oliveira dá os principais destaques da iniciativa e a forma de trabalho da sua classe - que redundou em uma deliciosa atividade.

“O projeto foi idealizado a fim de valorizar o trabalho das responsáveis pelo preparo e distribuição dos alimentos aos alunos pertencentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, estimulando os alunos a desenvolverem bons hábitos alimentares e consciÊncia da importância de uma alimentação saudável para prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis”, aponta a docente.

Caroline relata: problemas do gênero vem sendo cada vez mais recorrentes nessa faixa etária, com destaque para a obesidade, considerado um problema de saúde pública. Assim, o projeto traz alimentos do Programa Nacional, “que consiste em cada uma das instituições de ensino desenvolver uma receita doce e uma receita salgada, para serem degustadas objetivando verificar a aceitação da mesma”, conta.

As receitas passam por uma comissão de avaliação, onde os três primeiros são premiados com troféus. A professora ressalta que os pratos são parte da boa alimentação que deve ser prioritário durante o dia, sem deixar outros alimentos na dieta diária. Ainda, a docente explica que o responsável pelo projeto é Deoclides Marques Junior, nutricionista do município, em parceria com a coordenadora de projeto Priscila Paulik Solek e apoio da secretária de Educação de Carambeí, Ana Wieslava.

“Durante o ano letivo nossa turma do 5º ano vem desenvolvendo atividades relacionadas ao projeto. Hoje foi o dia de testar as receitas, colocando em prática a teoria trabalhada em sala de aula. As crianças participaram da preparação dos sanduíches e degustação, inclusive do prato doce e um bolo de cenoura acompanhado de castanha”, complementa Caroline.

Para fechar, a docente traz a participação dos profissionais da instituição. “Além de elaborar as maravilhosas receitas, carinhosamente as cozinheiras Dirco do Rocio Costa dos Santos, Cenira Ribeiro de Morais Silva e Dalila Aparecida Pereira Sviercosk, explicaram para as crianças como preparar o sanduíche natural. As crianças puderam colocar a mão na massa e preparar o próprio sanduíche. As cozinheiras compartilharam as receitas que tiveram a contribuição da pedagoga Ione, para que as crianças possam fazer em casa com a família. Foi possível contemplar as competências de conhecimento, autoconhecimento e autocuidado, argumentação e cultura digital”, conclui a professora.

Confira no blog escolar da Escola Theresa Gaertner Seifarth, a atividade completa - com relato dos alunos sobre o tema. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE