Medidas de capacidade ‘viram’ danoninho em PG | aRede
PUBLICIDADE

Medidas de capacidade ‘viram’ danoninho em PG

Conteúdo matemático possibilitou que 4º ano B da Escola Professora Alda dos Santos Rebonato realizasse receita caseira no refeitório da instituição de ensino

Imagem ilustrativa da imagem Medidas de capacidade ‘viram’ danoninho em PG
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Conteúdo matemático possibilitou que 4º ano B da Escola Professora Alda dos Santos Rebonato realizasse receita caseira no refeitório da instituição de ensino

As medidas de capacidade foram tema de uma atividade que contou com uma receita de ‘danoninho caseiro’ no 4º ano B da Escola Municipal Professora Alda dos Santos Rebonato em Ponta Grossa. Nathaly Cris Diogo Silva, professora da turma, conta como foi desenvolvida a atividade que empolgou os alunos e agregou conhecimento.

“Em um primeiro momento a professora iniciou a aula com uma conversa dirigida, indagando aos alunos quais produtos poderíamos comprar no mercado em quilograma ou grama. A grande maioria dos alunos elencaram produtos alimentícios. Desta forma, a professora optou em fazer uma aula no qual o conteúdo torna-se significativo. Então, optou-se pelo viés da culinária. Os alunos aprenderiam sobre medidas de massa de uma forma mais contextualizada e lúdica”, aponta a docente.

A receita escolhida, danoninho caseiro, foi preparada por ser fácil e simples de fazer, conforme elenca Nathaly. No refeitório da escola houve a prática e o preparo da receita, onde a professora separou os grupos, apresentando os ingredientes e sempre enfatizando as medidas de massa. Ainda, abordou questões como data de validade, símbolo da reciclagem, valor nutricional, entre outros.

“Depois, foram distribuídas as toucas descartáveis e solicitando aos alunos que lavassem as mãos, enfatizando a importância da higiene antes de preparar qualquer receita. Durante a prática no refeitório, todo o manuseio dos ingredientes e materiais para o preparo do danoninho caseiro foi pelos alunos, sob orientação e mediação da professora. Através dessa receita pudemos trabalhar também a noção de dobro e triplo, pois nós triplicamos a receita para que desse para todos comerem mais de uma vez”, complementa a docente.

Por fim, Nathaly destaca que os alunos apresentaram interesse ao realizar a atividade prática, demonstrando-se bem participativos. “No que se refere a sistematização do conteúdo, tornou-se muito mais fácil a fixação do mesmo, pois o conhecimento foi construído de uma forma contextualizada e significativa”, conclui a professora.

Confira a atividade na íntegra, assim como outras produções, no blog escolar da Escola Professora Alda dos Santos Rebonato. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE