Projeto de Telêmaco Borba vence Prêmio Ozires Silva

O projeto para criação de uma nova atividade econômica em Telêmaco Borba, foi premiado na 8ª Edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, que ocorreu no dia 11 de fevereiro, em Curitiba.
O "Projeto De Confecção Diversificando a Atividade Econômica Local", foi uma iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria Convencional, que venceu a categoria Empreendedorismo Econômico modalidade empresa médio porte.
Segundo o prefeito, Luiz Carlos Gibson, a ideia é diversificar a economia do município, fortemente dependente do setor de papel, celulose e madeira. A intenção é buscar alternativas que sustentem o desenvolvimento econômico nos próximos anos.
O secretário municipal do Trabalho e Indústria Convencional, Joalmir Pucci, afirma que "a indústria de confecções em nossa cidade é forte e emprega muitas pessoas na linha de uniformes escolares, industriais e comerciais, porém, deve daqui para frente se tornar mais competitiva e abrangente, com vistas a ocupar espaço nas atividades da moda e decoração, em busca da inovação e tecnologia em designe de moda".
Como parte do projeto, a prefeitura criou uma incubadora onde funcionam 18 linhas de produção de uniformes escolares e profissionais. Já foram treinadas cerca de 400 pessoas para atuar na atividade no município. O próximo passo é agregar à atividade da confecção a indústria madeira no segmento moveleiro e decoração como a produção de tecidos para sofás e cadeiras.
Reconhecimento
O Prêmio Ozires Silva, que reconhece iniciativas sustentáveis vindas de todo Brasil, reuniu finalistas, autoridades e empresários de diversos estados do país. Foram 86 projetos de pequenas, médias e grandes empresas, pessoa física (Plano de Negócios) e comunidade acadêmica, inscritos nas categorias Empreendedorismo Econômico, Ambiental, na Educação e Social.
De acordo com o presidente do ISAE/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, "o conjunto das iniciativas destacadas pela premiação traz, com certeza, uma mudança importante de paradigmas. É isso que buscamos".
O 8° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável 2015 é realizado pelo ISAE/FGV em parceria com Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e tem apoio do SEBRAE/PR, ITAIPU, Prefeitura de Curitiba, Capítulo Brasileiro do Pacto Global e Pixel Soluções Audiovisuais. Confira a lista dos premiados 2015:
Empreendedorismo Econômico
• "Estudo De Valoração Econômica Total Da Reserva Natural Vale", na modalidade empresa grande porte, da Vale (Rio de Janeiro – RJ)
• "PROJETO DE CONFECÇÃO DIVERSIFICANDO A ATIVIDADE ECONÔMICA LOCAL", NA MODALIDADE EMPRESA MÉDIO PORTE, APRESENTADO PELA PREFEITURA DE TELÊMACO BORBA (TELÊMACO BORBA – PR)
• "Aquarela jardins e harmonia de ambientes", menção honrosa, da empresa Aquarela jardins e harmonia de ambientes (Curitiba-PR)
• "Metrô Elevado Sobre Pneus: Uma Alternativa Ao Metrô Subterrâneo Sobre Trilhos", de autoria do estudante Rinaldo de Andrade Pinto (Curitiba-PR)
• "Uso Do Planejamento Avançado Como Serviço On-Line No Desenvolvimento Sustentável E Econômico De Empresas", plano de negócios apresentado por Márcio Aleksandro Daniel (Sarandi – PR)
Empreendedorismo na Educação
• "Feira Nacional Do Empreendedorismo", do Cebrac, na modalidade empresa de médio e grande porte (Londrina-PR)
• "Quíron - Educação Para O Protagonismo", da Escola Quíron, na modalidade empresa de micro e pequeno porte (Curitiba-PR)
• "Projeto Leia Maripá", plano de negócios de autoria de Teresinha Steffens (Maripá-PR)
• "Tecnologia Na Educação - Metodologia Classroom In Group", projeto apresentado pelo estudante Ayrson Souza Santos (Maringá-PR)
Empreendedorismo social
• "Empreendedorismo Social: Desenvolvendo Lideranças Transformadoras" na modalidade empresa de grande porte (Curitiba-PR)
• "Instituto Parar Como Estratégia Para Profissionalizar Os Gestores De Frotas E Implantar A Cultura De Segurança No Trânsito Nas Corporações" na modalidade empresa de médio porte apresentado pela GolSat (Londrina-PR)
• "Banco Comunitário Tupinambá", na modalidade empresa de micro e pequeno porte, do Instituto Tupinambá (Belém-PA)
• "Gama.Tv" apresentado pelo estudante André José Montoro Varanda (Santana de Parnaíba - SP)
• "Cabeça De Coco Teatro De Bonecos", plano de negócios apresentado por Abel Domingues Souza (Curitiba-PR)
Empreendedorismo ambiental
• "Transformando Lodo De Esgoto Em Adubo Orgânico E Diminuindo A Geração De Gases De Efeito Estufa", na categoria empresa grande porte, da Sabesp (Botucatu – SP)
• "Campanha Squeeze", na modalidade médio porte, apresentado pela empresa Cataratas (Foz do Iguaçu – PR)
• "Reaproveitamento De Resíduos Da Piscicultura: Unificando Bionegócios E Sustentabilidade", na categoria micro e pequeno porte, apresentado pela PISCIS (Eusébio – CE)
• "Criação De Aplicativo Para Dispositivos Móveis Para O Descarte Correto De Resíduos Sólidos Em Curitiba", plano de negócios escrito por Bernardo Vaz de Oliveira Soares (Curitiba-PR)
• "Concreto auto adensável Com Cinza Do Bagaço Da Cana-De-Açúcar Em Substituição Parcial À Areia", elaborado pela estudante Marisa Fujiko Nagano (Maringá-PR)
Informações da assessoria.





















