Projeto homenageia delegada Ana Paula Carvalho como cidadã honorária do PR
A delegada realiza um importante trabalho à frente do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil do Paraná (PCPR), há mais de dez anos

A delegada-chefe do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho, é homenageada com a proposta que segue para sanção governamental para concedê-la o título de Cidadã Honorária do Paraná. Ana está à frente do Nucria desde sua criação, há mais de 10 anos, e realiza um importante trabalho na Polícia Civil do Paraná (PCPR).
O projeto de lei nº 1143/2025, que homenageia a delegada, é justificado pela autora do texto, a deputada Mabel Canto (PP). “Ela foi chefe do Nucria de Ponta Grossa por mais de dez anos, também atuou na Delegacia da Mulher e é um exemplo para todos nós na luta diária contra crimes que atingem especialmente mulheres e crianças”, destacou a parlamentar durante a votação. O título também foi endossado pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), também de Ponta Grossa.
A Assembleia Legislativa do Paraná também aprovou a criação da Campanha de Incentivo e Valorização das Mulheres e Meninas na Ciência. A votação em Plenário ocorreu às vésperas do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, reforçando o compromisso com políticas de promoção da igualdade de gênero no ambiente acadêmico e científico.
O texto foi apreciado na segunda das duas sessões plenárias ordinárias realizadas nesta terça-feira (10), uma referente ao dia e outra antecipada de quarta-feira (11). A proposta nº 331/2024, de autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT), tramita na forma de substitutivo geral e integra a iniciativa ao Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei nº 21.962/2024), estabelecendo a realização permanente de ações ao longo do ano letivo, voltadas a adolescentes, jovens e mulheres estudantes e pesquisadoras das redes pública e privada. Entre as atividades previstas estão oficinas, palestras, debates e iniciativas de divulgação das contribuições de cientistas paranaenses, além de ações de conscientização sobre a desigualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e também nas ciências humanas e sociais.
Segundo a autora, a proposta busca enfrentar a baixa representação feminina em posições de destaque na pesquisa. Dados citados na justificativa mostram que, embora as mulheres sejam 57% entre graduandas e bolsistas de iniciação científica, ocupam apenas 36% das bolsas de produtividade em pesquisa no CNPq e representam cerca de 30% da comunidade científica mundial. A medida também reforça metas do ODS 5 da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.
A parlamentar explicou, em Plenário, que o projeto nasceu do diálogo com estudantes da Universidade Federal do Paraná que participaram do Parlamento Universitário de 2023. O programa é desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná para aproximar acadêmicos do funcionamento do Poder Legislativo, por meio de uma simulação parlamentar completa.
Leia um resumo da notícia
- Homenagem à delegada Ana Paula Cunha Carvalho: A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei nº 1143/2025, que concede o título de Cidadã Honorária do Paraná à delegada-chefe do Nucria. Com mais de 10 anos à frente do núcleo, Ana Paula é reconhecida por sua atuação no combate a crimes contra mulheres e crianças.
- Criação de campanha para mulheres na ciência: Também foi aprovada a Campanha de Incentivo e Valorização das Mulheres e Meninas na Ciência, integrando a iniciativa ao Código Estadual da Mulher Paranaense. A proposta prevê ações permanentes nas escolas e universidades para promover a igualdade de gênero nas áreas científicas.
- Objetivo de reduzir desigualdade de gênero: O projeto busca enfrentar a baixa representação feminina em posições de destaque na pesquisa científica, alinhando-se ao ODS 5 da Agenda 2030 e incentivando maior participação de meninas e mulheres na ciência.
Com informações da Alep.




















