Forças de segurança de Ponta Grossa realizam ações na volta às aulas na Rede Municipal
Reforço no patrulhamento da PM e da GCM marca o início do ano letivo, com ações preventivas, orientação à comunidade escolar e foco na segurança de cerca de 33 mil alunos
As forças de segurança de Ponta Grossa intensificaram as ações de patrulhamento e orientação durante a volta às aulas da Rede Municipal de Ensino nesta quinta-feira (5). A operação conta com a atuação conjunta da Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar Comunitária, e da Guarda Civil Municipal (GCM), com foco na prevenção, no reforço da segurança e na aproximação com a comunidade escolar.
Em entrevista concedida ao Portal aRede, o Tenente Osório, da Polícia Militar, mais de 30 policiais foram mobilizados de forma específica para a operação de retorno às aulas, reforçando o efetivo neste período inicial. As equipes atuam principalmente no entorno das unidades escolares, acompanhando os horários de entrada e saída dos alunos, além de realizar rondas durante os intervalos, visando aumentar a sensação de segurança e estreitar o contato com alunos, professores e equipes pedagógicas.
PATRULHAMENTO DA PM
Segundo o Tenente Tiago Osório, a atuação da Patrulha Escolar Comunitária é organizada por regiões da cidade, com equipes fixas responsáveis por atender escolas das regiões de Oficinas, Centro e Uvaranas. Essa divisão permite maior proximidade entre os policiais e as unidades de ensino, facilitando a comunicação com diretores e servidores e agilizando o atendimento de ocorrências.
"Esses policiais atendem especificamente algumas escolas da região e permanecem, de forma geral, sempre na mesma área, justamente para que tenham proximidade com as escolas, conheçam os diretores pelo nome e possam prestar um atendimento mais próximo e mais cordial à equipe pedagógica", afirma o Tenente Osório.
Além do patrulhamento preventivo, a Polícia Militar mantém um plantão 24 horas para atendimento de situações emergenciais envolvendo a comunidade escolar. Demandas como palestras, orientações e ações educativas também podem ser solicitadas formalmente pelas escolas.
REDES SOCIAIS
Considerando que a Patrulha Escolar Comunitária também atua de forma preventiva, um dos pontos que chama mais atenção é em relação aos trabalhos de conscientização com o uso de redes sociais, especialmente enquanto estiverem no ambiente escolar. “De maneira geral, a orientação é para os alunos deixarem o celular em casa ou reduzam a utilização, principalmente das redes sociais, para poderem desenvolver melhor suas atividades na escola”, afirma o Tenente Osório.
ATUAÇÃO DA GCM
Na quinta-feira (5), data do retorno dos alunos às aulas, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública marcou presença nas unidades da rede municipal com equipes da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa (GCMPG) e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária (STSV).
A ação contou com a atuação do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM), em conjunto com a Seção de Educação para o Trânsito da STSV. As equipes estiveram posicionadas nas proximidades das escolas, reforçando a segurança, organizando o fluxo de veículos e promovendo orientações a pais, responsáveis, alunos e profissionais da educação.
VOLTA ÀS AULAS
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa retornaram nesta quinta-feira (5), com o retorno dos alunos. Ao todo, cerca de 33 mil estudantes voltam a frequentar as unidades de ensino do município.
A Rede Municipal conta com 159 unidades, sendo 88 escolas municipais e 71 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Para atender a demanda, a Prefeitura investiu em reformas e ampliações ao longo de 2025, além da criação de 1,2 mil novas vagas na educação infantil para 2026 e da contratação de quase 300 novos profissionais.




















