OAB de Ponta Grossa realiza evento de orientação contra 'golpe do falso advogado' | aRede
PUBLICIDADE

OAB de Ponta Grossa realiza evento de orientação contra 'golpe do falso advogado'

O encontro acontece em todas as subseções do estado; nos últimos meses, a OAB Paraná recebeu quase mil denúncias formais com relação ao golpe

A sede da subseção da OAB em Ponta Grossa
A sede da subseção da OAB em Ponta Grossa -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está promovendo o "Dia D" de panfletagem e conscientização contra o "golpe do falso advogado", promovido em todas as subseções do Paraná, incluindo a de Ponta Grossa, no dia 19 de novembro, entre as 10h e 14h.

Na OAB/PG, a concentração ocorre na sede da subseção, com convite aberto a todos os integrantes e membros da OAB, bem como todos os profissionais da advocacia em Ponta Grossa e Carambeí. "O objetivo é prevenir e orientar sobretudo a sociedade e a advocacia sobre como os golpistas atuam e as medidas a evitar e/ou a serem tomadas imediatamente acaso ocidente", escreve em nota.

A campanha faz parte de uma série de medidas da OAB/PR para combater esta fraude. “O golpe do falso advogado é uma afronta à advocacia e à confiança da sociedade. Não estamos falando apenas de perfis falsos, mas de um crime que se alimenta da facilidade de acesso aos dados e informações e da omissão e da falta de controle das plataformas digitais. A OAB Paraná está reagindo com firmeza: queremos responsabilização e medidas concretas para proteger a identidade dos advogados e a segurança dos cidadãos”, afirmou Leandro Pereira, relator da proposta no Conselho Pleno e Coordenador da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado.

DENÚNCIAS - Nos últimos meses, a OAB Paraná recebeu 964 denúncias formais até agosto de 2025, enquanto a OAB Nacional contabiliza cerca de 17,5 mil vítimas em todo o país. As fraudes são praticadas por meio do uso indevido de nomes e dados de advogados extraídos de processos públicos, utilizados em perfis falsos para aplicar golpes via aplicativos de mensagens.

A proposta busca determinar que a Anatel e a União adotem medidas estruturais, como validação biométrica e recadastramento de linhas telefônicas, e que a Meta implemente ações preventivas, como bloqueio automático de contas suspeitas, canal prioritário de denúncias e campanhas educativas.

Confira o convite compartilhado na rede social da OAB de Ponta Grossa:

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right