Ponta Grossa prevê abertura de 2,5 mil vagas no comércio para fim de ano
Do total de vagas, 500 serão temporárias; expectativa é de 2 mil vagas de emprego no Shopping Plaza Campos Gerais, que será inaugurado em dezembro
Publicado: 11/11/2025, 17:47

O fim de ano promete gerar novas vagas de emprego em Ponta Grossa, principalmente com a chegada do Natal. Devido à alta demanda na área do comércio, o município deve abrir 2.500 vagas, sendo 500 temporárias e 2 mil oportunidades de emprego no Shopping Plaza Campos Gerais.
Ao Portal aRede, José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas, afirmou que a expectativa é que as lojas de rua e de shopping disponibilizem cerca de 500 vagas de emprego temporárias. "Teremos também o shopping novo, Plaza Campos Gerais, que será inaugurado no mês de dezembro. Só neste shopping, a expectativa é de 2 mil vagas de emprego".
Com a inauguração do Shopping Plaza Campos Gerais, Loureiro destacou o aumento na geração de emprego para o fim de ano, em comparação com 2024. "Neste ano terá essa diferença, porque o novo shopping já está contratando e as próprias lojas, que vão se instalar no shopping, já estão treinando os seus funcionários para o trabalho".
Para o presidente do Sindilojas, a melhor época de vendas acontece durante o Natal e o Ano Novo. "As festas de fim de ano movimentam tanto as lojas do comércio, quanto o supermercado, a padaria e o açougue. Esse clima de Natal, clima de Réveillon, ajuda muito nas vendas". Ele ainda ressaltou a importância de datas comemorativas para os lojistas, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Pais.
Já sobre a expectativa do número de vendas realizadas neste fim de ano, Loureiro declarou que a projeção é de 8% a mais de faturamento, em relação ao ano passado. "Em 2024, a Black Friday foi o mês de novembro inteiro. Tiveram lojas de Ponta Grossa que acabaram vendendo mais no começo do mês de novembro do que propriamente em dezembro".
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), cerca de 12% dos empresários paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários para reforçar suas equipes durante a temporada de Natal e Ano Novo.
As vagas devem se concentrar nos cargos de vendedor (27,9%) e atendente geral (25,6%), além de funções na gastronomia, como auxiliar de cozinha (20,9%) e garçom (11,6%). Esses números indicam uma preparação especial do setor de bares e restaurantes para o aumento de movimento nas festas de fim de ano.
Conforme o Fecomércio, o perfil das oportunidades demonstra acessibilidade, sendo que 39,5% das vagas exigem somente o Ensino Médio, 27,9% não exigem escolaridade e 25,6% solicitam o Ensino Fundamental. Por conta da alta demanda, 59,5% das empresas não exigem experiência prévia, ampliando o espaço para jovens e profissionais em busca da primeira oportunidade formal.





















