Ponta Grossa prevê abertura de 2,5 mil vagas no comércio para fim de ano | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa prevê abertura de 2,5 mil vagas no comércio para fim de ano

Do total de vagas, 500 serão temporárias; expectativa é de 2 mil vagas de emprego no Shopping Plaza Campos Gerais, que será inaugurado em dezembro

Número de vendas deve aumentar em relação ao ano passado
Número de vendas deve aumentar em relação ao ano passado -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O fim de ano promete gerar novas vagas de emprego em Ponta Grossa, principalmente com a chegada do Natal. Devido à alta demanda na área do comércio, o município deve abrir 2.500 vagas, sendo 500 temporárias e 2 mil oportunidades de emprego no Shopping Plaza Campos Gerais.

Ao Portal aRede, José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas, afirmou que a expectativa é que as lojas de rua e de shopping disponibilizem cerca de 500 vagas de emprego temporárias. "Teremos também o shopping novo, Plaza Campos Gerais, que será inaugurado no mês de dezembro. Só neste shopping, a expectativa é de 2 mil vagas de emprego".

Com a inauguração do Shopping Plaza Campos Gerais, Loureiro destacou o aumento na geração de emprego para o fim de ano, em comparação com 2024. "Neste ano terá essa diferença, porque o novo shopping já está contratando e as próprias lojas, que vão se instalar no shopping, já estão treinando os seus funcionários para o trabalho".

Para o presidente do Sindilojas, a melhor época de vendas acontece durante o Natal e o Ano Novo. "As festas de fim de ano movimentam tanto as lojas do comércio, quanto o supermercado, a padaria e o açougue. Esse clima de Natal, clima de Réveillon, ajuda muito nas vendas". Ele ainda ressaltou a importância de datas comemorativas para os lojistas, como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Já sobre a expectativa do número de vendas realizadas neste fim de ano, Loureiro declarou que a projeção é de 8% a mais de faturamento, em relação ao ano passado. "Em 2024, a Black Friday foi o mês de novembro inteiro. Tiveram lojas de Ponta Grossa que acabaram vendendo mais no começo do mês de novembro do que propriamente em dezembro". 

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), cerca de 12% dos empresários paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários para reforçar suas equipes durante a temporada de Natal e Ano Novo.

As vagas devem se concentrar nos cargos de vendedor (27,9%) e atendente geral (25,6%), além de funções na gastronomia, como auxiliar de cozinha (20,9%) e garçom (11,6%). Esses números indicam uma preparação especial do setor de bares e restaurantes para o aumento de movimento nas festas de fim de ano.

Conforme o Fecomércio, o perfil das oportunidades demonstra acessibilidade, sendo que 39,5% das vagas exigem somente o Ensino Médio, 27,9% não exigem escolaridade e 25,6% solicitam o Ensino Fundamental. Por conta da alta demanda, 59,5% das empresas não exigem experiência prévia, ampliando o espaço para jovens e profissionais em busca da primeira oportunidade formal.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right