Projeto Satélite Cultural de PG ganha destaque em premiação estadual
O projeto cultural está entre os 35 premiados pelo Prêmio Gestor Público Paraná
Publicado: 27/09/2025, 11:56

O projeto Satélite Cultural é um dos vencedores da 13 ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná. Dentre 137 iniciativas de 45 cidades, 35 projetos foram reconhecidos pelo prêmio. A seleção destaca práticas de gestão pública que se sobressaem pela inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades locais. Criado em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo destes 11 anos, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país.
A Cerimônia de Encerramento da 13ª edição será realizada no dia 21 de outubro, às 18h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Satélite Cultural
O Satélite Cultural é o maior programa de transformação e descentralização da cultura em Ponta Grossa. O projeto envolve diversas oficinas de artes visuais, dança, música e teatro que percorrem diferentes bairros da cidade. Desenvolvido por articuladores culturais, está aberto gratuitamente a toda a comunidade interessada em participar. Os articuladores são contratados via edital, atuando como bolsistas, para levar as atividades escolhidas até as comunidades e, assim, promover a alfabetização cultural popular. Em suas redes sociais, o Secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, celebrou a conquista: "Com uma alegria enorme, quero compartilhar que Ponta Grossa está entre os vencedores do Prêmio Gestor Público de 2025, um dos mais importantes prêmios de gestão. O projeto Satélite Cultural entrou para os projetos referência no estado, como maior programa de descentralização da cultura na nossa história, programa de base que está transformando vidas através da cultura e fortalecendo o setor. Um sonho da Prefeita Elizabeth que conseguimos tirar do papel e está mostrando mais dessa revolução cultural." escreveu.
O programa foi aprovado como lei (Lei 14.704) no ano passado e recebe chancela do ecossistema Vale dos Trilhos, projeto municipal voltado ao desenvolvimento de atividades de inovação. Essa parceria reforça a visão de descentralizar o fomento cultural, levando ações para diversos pontos da cidade.
As oficinas são realizadas em espaços públicos e comunitários. A participação é aberta à comunidade, com escolhas definidas a partir dos interesses locais. Os próprios integrantes da comunidade ajudam a definir temas como, por exemplo, viola caipira, hip-hop ou teatro, entre outras possibilidades. O objetivo é claro: oferecer oficinas de alfabetização cultural para a população, descentralizando atividades e ampliando o acesso à cultura em Ponta Grossa. São os membros da comunidade, que escolhem as oficinas que querem realizar.