Secretário Alberto Portugal lidera chapa que concorre à diretoria da Recip
Bloco 'Cultura do Interior' formada por gestores de diferentes regiões do estado, propõe mais representatividade, fortalecimento técnico e jurídico e maior valorização do patrimônio cultural paranaense
Publicado: 05/08/2025, 14:41

A eleição para a nova diretoria da Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP) acontecerá de maneira online nesta quarta-feira (6), às 9h, reunindo gestores de cultura de diversos municípios do estado. Entre as chapas concorrentes, destaca-se a “Cultura do Interior – Mais Força, Novo Caminho”, liderada pelo coordenador da AMCG Cultura e secretário de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal.
A proposta da chapa é clara: promover o fortalecimento técnico e jurídico, valorizar o patrimônio cultural paranaense e garantir maior representatividade e incidência política aos municípios do interior. Segundo Alberto, “o interior do Paraná é riquíssimo em cultura, tradição e criatividade, mas precisa ter mais visibilidade. Nossa candidatura nasceu com este intuito.”
O gestor ainda completa, reforçando o compromisso do grupo. “Queremos oferecer suporte técnico, criar espaços de representatividade e valorizar nosso patrimônio cultural. A cultura do interior não pode mais ficar em segundo plano: é hora de construir uma rede forte, inclusiva e atuante”, afirma.
A chapa conta ainda com a participação dos gestores Ronaldo Pereira (Centenário do Sul), Evandro de Castro (Cianorte), Leo Barroso (Irati), Fernanda Schweig (Nova Santa Rosa), Vanusa de Oliveira (Manfrinópolis) e Rafael Torrente (Paranavaí).Principais propostas
Entre as propostas estão a criação de um Manual Prático de Gestão Cultural, com modelos de contratos, editais e orientações jurídicas; a oferta de mentoria técnica para a estruturação das secretarias de cultura e incentivo à criação de fundos e conselhos; e a implantação de Grupos de Trabalho temáticos regionais, voltados a áreas como patrimônio, acessibilidade e formação.
Também estão previstos o fortalecimento das Câmaras Técnicas, a atualização do portal da RECIP com notícias, banco de projetos e boas práticas, além da publicação de um boletim bimestral com agendas, pautas e oportunidades.
A chapa defende ainda a criação de um fórum com a bancada parlamentar, a implantação de uma plataforma de captação coletiva de projetos, a realização de oficinas de formação semestrais para gestores, a formação de uma rede estadual de pareceristas e o fortalecimento dos Encontros de Cultura do Interior do Paraná (ECIPs).
Outro destaque é a instituição do Prêmio RECIP de Boas Práticas, voltado ao reconhecimento de experiências inovadoras. As demais propostas de médio e longo prazo podem ser consultadas no manifesto completo da chapa.
ELEIÇÕES - A eleição para o biênio 2025-2027 será realizada em formato online, garantindo a participação dos gestores municipais. A assembleia será presidida por Silvia Mara Martins Demeu, atual presidente da RECIP, e contará com um voto por município. Apenas gestores de cultura terão direito a voto.
- Data da eleição: Quarta-feira, 6 de agosto de 2025;
- Horário: 09h às 11h;
- O processo eleitoral será realizado online. Os gestores de Cultura terão acesso ao link.
O QUE É A RECIP - A Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP) é a união dos municípios do interior do estado que buscam articular e facilitar o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e demais órgãos do governo federal e estadual, por meio dos gestores públicos de cultura em parceria com os fazedores de cultura.
A rede fomenta o diálogo, a capacitação, a reestruturação, a expansão e a solidificação da cultura em todos os aspectos no interior do estado. Além disso, busca a descentralização dos recursos da área, para que os municípios de pequeno porte possam se fortalecer e evidenciar os trabalhos de seus fazedores de cultura.
Das Assesorias.