Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado

Conheça a tradição da igreja católica e a história da 'Senhora Santana', mãe de Maria e avó de Jesus Cristo

Santa Ana também é considerada a padroeira dos avós
Santa Ana também é considerada a padroeira dos avós -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Dia da Nossa Senhora Sant'Ana, padroeira de Ponta Grossa e Castro, é celebrado neste sábado (26). A tradição católica diz que a 'Senhora Santana' foi mãe de Maria e avó de Jesus Cristo e, por esse motivo, em 26 de julho também é comemorado o 'Dia dos Avós'.

Em Ponta Grossa, a manhã deste sábado foi marcada por uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Sant’Ana, pelas ruas da cidade. A carreata iniciou e terminou na Catedral e, durante o percurso, o pároco Claudemir do Nascimento Leal abençoou os moradores. Em seguida, às 10h, foi celebrada a missa presidida por Dom Bruno Elizeu Versari. Confira a programação completa aqui.

GALERIA DE FOTOS

  • Carreata percorreu diversas ruas da cidade
    Carreata percorreu diversas ruas da cidade
  • Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado
  • Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado
  • Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado
  • Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado
  • Dia da Padroeira Sant'Ana é celebrado em PG e Castro neste sábado
  

Já em Castro, a celebração iniciou às 8h da manhã deste sábado com a procissão fluvial na 'Prainha'. Em seguida, Nossa Senhora Sant'Ana foi transportada por várias ruas da região central, até ser levada à Igreja Matriz, para a missa solene, que começou às 10h. A partir das 11h, será servido um almoço com churrasco e comidas típicas, além de doces e bolos artesanais. Confira a programação completa aqui.

QUEM FOI SANT'ANA - Santa Ana se casou jovem, com São Joaquim. No entanto, ela era estéril, e não conseguia engravidar mesmo após anos de matrimônio. Em Israel, na época, uma mulher estéril era vista como amaldiçoada por Deus e, por isso, Santa Ana sofreu grandes humilhações. Porém, apesar da difícil situação, Santa Ana e São Joaquim eram pessoas de muita fé e confiavam em Deus.

Segundo a tradição cristã, em 8 de setembro de 20 a.C., aconteceu um verdadeiro milagre: Santa Ana deu à luz uma linda menina, a qual o casal colocou o nome de Miriam que, em hebraico, significa 'Senhora da Luz'. Na tradução para o latim, se tornou 'Maria'. 

ESCOLHA DA PADROEIRA - A história relata que fazendeiros que chegaram em Ponta Grossa se reuniram para decidir o local onde seria construída uma capela em devoção à Senhora de Sant’Ana, além de ser a sede do povoado. No entanto, como não chegaram a um acordo, pois cada um queria construí-la próximo a sua fazenda, decidiram soltar um casal de pombos e, onde um deles pousasse, seria construída uma capela.

Os pombos, após voarem, pousaram em uma cruz que ficava ao lado de uma grande figueira no alto da colina, se tornando o local escolhido. Eles acreditavam que a Santa protegia com muito carinho as novas povoações e, desde então, ela passou a ser considerada a padroeira de Ponta Grossa.

PADROEIRA DOS AVÓS - Santa Ana é a padroeira dos avós, mas também é invocada pelas mulheres que não conseguem engravidar. A Senhora Santana é considerada a padroeira da educação, tendo educado Nossa Senhora e influenciado profundamente na educação de Jesus.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right