Executivo sanciona lei que prorroga flexibilização do Plano Diretor para 120 dias | aRede
PUBLICIDADE

Executivo sanciona lei que prorroga flexibilização do Plano Diretor para 120 dias

Flexibilização passa de 60 dias para 120 dias. Prazo foi encerrado no dia 19 de abril

Ponta Grossa busca avançar na discussão sobre o Plano Diretor
Ponta Grossa busca avançar na discussão sobre o Plano Diretor -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) sancionou, nesta terça-feira (13), a Lei n°. 15.463/2025, que prorroga o prazo de flexibilização do Plano Diretor de 60 dias para 120 dias. A alteração do prazo é uma iniciativa do vereador Ricardo Zampieri (PL), que propôs o aumento através de uma emenda ao respectivo projeto.   

Autor da emenda, Ricardo Zampieri, explica a importância da prorrogação do prazo. “O Plano Diretor é muito importante para o progresso da cidade, porque regula o crescimento da cidade nas próximas décadas. Mas ele tem travado esse desenvolvimento e a gente não pode deixar que isso aconteça. Então a Prefeitura e a Câmara Municipal estão empenhadas nisso, para que a gente destrave esse processo. E até aprovarmos essas mudanças do plano, precisamos flexibilizar ele, através do Conselho Municipal de Urbanismo”, explicou Zampieri.    

O vereador também destaca os efeitos dessa prorrogação para a população. “Em acordo com a Prefeitura, prorrogamos esse prazo para 120 dias, permitindo aos empreendedores, o acesso ao direito à casa própria, mas também ao pequeno comerciante nos bairros, que poderão regularizar e regulamentar suas atividades, pagando o imposto de forma correta”, finalizou o vereador.   

Durante a sessão que aprovou a emenda ao projeto na Casa de Leis, o vereador Florenal da Silva (Podemos) destacou as contribuições da construção civil para o desenvolvimento da cidade. “Graças ao ramo da construção civil nossa cidade tem se desenvolvido e se tornado referência no país. Muitos empresários têm procurado por nossa cidade para investir, então essa flexibilização é muito importante para garantir que essas atividades continuem funcionando e contribuindo para o crescimento local”, disse o parlamentar.   

Contrário à flexibilização, o vereador Guilherme Mazer (PT) afirmou que a prorrogação demonstra instabilidade jurídica. “Nosso mandato não compactua com as sucessivas suspensões e prorrogações de vigência do Plano Diretor. Em uma cidade com urbanização ordenada, é fundamental que as normas sejam cumpridas. O desenvolvimento precisa ser respeitado: uma cidade planejada não pode desrespeitar seu plano urbanístico”, explicou Mazer.

-

Das assessorias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right