Elizabeth se revolta com evento automotivo em PG e pede novo regramento legal
O “Diesel Militia” ocorrido no Jockey Clube de Ponta Grossa neste fim de semana também gerou reclamações dos moradores que protestaram contra o barulho de som alto, fogos de artifício e garagens bloqueadas
Publicado: 28/04/2025, 15:29

Através de publicação nas redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil), manifestou repúdio ao evento 'Diesel Militia', ocorrido no último final de semana, no Jockey Clube de Ponta Grossa.
Nesta segunda-feira (28), Elizabeth classificou o evento como 'porcaria' e revelou que determinou à Secretaria de Cidadania e Segurança Pública que formule um novo regramento legal para eventos.
"Que porcaria esse evento do final de semana. Determinei ao meu secretário de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, que formule, junto com nossa equipe, um novo regramento legal para eventos. Interesse público e respeito às famílias de Ponta Grossa em primeiro lugar! Nossa cidade é pacífica e queremos eventos que promovam lazer de qualidade e impulsionem o turismo — e não essa bagunça. Aqui tem Lei e Ordem!", escreveu a prefeita nas redes sociais.
REPERCUSSÃO - Na sessão de hoje da Câmara Municipal, o vereador Paulo Balansin (União Brasil) também manifestou indignação com o evento 'Diesel Militia'. Ele reforçou que houve reclamações da população e que o evento gerou transtornos ao próprio Jockey Clube de Ponta Grossa. "Eu recebi uns 10 telefonemas, que aquilo foi uma confusão. Essas coisas não podem acontecer. O próprio Jockey Clube está sem condição de fazer nada lá", disse. Balansin ainda complementa ressaltando que os vereadores precisam fiscalizar situações como essa. "A Câmara tem que tomar alguma atitude, lá não pode ter alvará para esses eventos [...] Isso aí não traz nada de bem para a cidade", ponderou Balansin.
Já o vereador Fabio Silva (Republicanos), embora também reconheça que o evento gerou transtornos à comunidade, afirmou que a ação social realizada pela organização do 'Diesel Militia': resultou na arrecadação de diversos alimentos. "Quero agradecer a organização do evento que abriu as portas para a associação de moradores do Núcleo Rio Verde. Foi arrecadado quatro toneladas de alimentos, que serão distribuídos para as famílias carentes", disse o vereador. "Teve coisa ruim e teve coisa boa também", finalizou Silva.
Ontem (27), o Portal aRede noticiou que, de acordo com moradores da região onde se localiza o hipódromo, houve falta de despeito por parte de muitos participantes do evento.
Uma das reclamações de uma moradora se referiu ao som alto das picapes e veículos que participaram do evento, e também de fogos de artifício, que foram soltos durante a noite de sábado – em Ponta Grossa há uma lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido na cidade.
Outra moradora que pediu para não ser identificada, informou que muitos veículos pararam em locais inapropriados no entorno. “Os carros não respeitam vagas de garagem das casas, foi bagunça mesmo! Os moradores da região estão inconformados. Todos do grupo de vizinhos da região se incomodam”, informou ao Portal aRede.