Câmara aprova PL que institui ‘Semana Municipal da Comunidade Quilombola’ | aRede
PUBLICIDADE

Câmara aprova PL que institui ‘Semana Municipal da Comunidade Quilombola’

Proposta prevê a execução de diversas atividades na disseminação da cultura da comunidade

A PL é de autoria di vereadir Dr. Erick (PV)
A PL é de autoria di vereadir Dr. Erick (PV) -

Lucas Ribeiro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (09), com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei n° 030/2025, que institui a ‘Semana Municipal da Comunidade Quilombola’ no Calendário Oficial de Ponta Grossa. A proposta de autoria do vereador Dr. Erick (PV), tem como objetivo a realização de diversas atividades que promovam a cultura quilombola, na semana que compreende o dia 13 de maio.  

De acordo com o Projeto de Lei, as atividades deverão proporcionar ambientes para divulgação da cultura da Comunidade Quilombola no Município, envolvendo a sociedade civil organizada, Poder Público, Organizações da Sociedade Civil e não Governamentais, além da iniciativa privada e população em geral.   

Autor do Projeto de Lei, o vereador Dr. Erick (PV) explica a importância da disseminação da cultura quilombola no município. “As atividades deverão acontecer na semana do dia 13 de maio, uma data muito importante na luta pelos direitos das comunidades afrodescendentes. E nós temos aqui em nossa cidade algumas comunidades quilombolas tradicionais, uma delas, que é a mais conhecida, a Colônia Sutil, que ainda mantém tradições desde a época dos povos escravizados. Através deste projeto, conseguimos inserir a cultura negra na comunidade de nossa cidade”, destacou o vereador.  

A proposta ainda considera que as atividades contemplem a promoção de experiências que divulguem o modo de vida da comunidade e seus costumes culturais; realização de exposições públicas de comidas típicas, danças e vestes; a realização de ações a palestras, expressando como os Quilombos se formaram e como chegaram no município; deverão efetuar feiras para demonstrar detalhes da cultura, apresentação de danças e comidas típicas. No ambiente escolar, a produção acadêmica de ensino também deverá ser adaptada ao tema, com o incentivo aos educadores a executarem aulas experimentais.  

O PL segue para segunda discussão na próxima segunda-feira (14).  

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right