Avião que apareceu em terreno em PG capotou após pouso, diz Sipaer
Seripa investiga o caso para identificar os fatores contribuintes e propor medidas de segurança
Publicado: 27/03/2025, 19:30

Um reporte preliminar emitido pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) indica que o avião de pequeno porte que apareceu em um terreno no bairro Cará-Cará, em Ponta Grossa, capotou após o pouso. O incidente aconteceu no dia 19 de março.
Segundo o histórico apresentado pelo reporte, a aeronave de matrícula PP-HPB decolou do Aeroporto Sant'Ana para realizar um voo de instrução local, com dois tripulantes a bordo. Durante um treinamento de toque e arremetida, o motor teve perda de potência. "Foi efetuado um pouso em local não preparado, onde a aeronave veio a capotar", indica o reporte.

Um dos tripulantes teve lesões leves e o outro não se machucou. No dia seguinte ao ocorrido, investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) vieram a Ponta Grossa para realizar a ação inicial de investigação.
O Sipaer reforça que a apuração da ocorrência está em andamento e que as informações atuais do reporte podem ser atualizadas quando o relatório final for publicado. A investigação não tem o objetivo de atribuir culpa ou responsabilização, mas sim de identificar fatores contribuintes e propor medidas de segurança para evitar incidentes semelhantes.
Pertencente ao Aeroclube de Ponta Grossa, o avião envolvido é do modelo Neiva P-56C, também conhecido como Paulistinha, e foi fabricado em 1963.
No dia seguinte ao incidente, a reportagem do Portal aRede tentou contato com o Aeroclube de Ponta Grossa, mas não obteve retorno.