Motoboy acusado de matar Azambuja vai a júri popular nesta quinta
Pedestre foi agredido com golpes de capacete após uma briga de trânsito em dezembro de 2023

Lucas de Oliveira Bueno, motoboy acusado de matar Isaias Azambuja, de 58 anos, com golpes de capacete vai a júri popular nesta quinta-feira (13), às 08h30, em Ponta Grossa. O caso ocorreu em dezembro de 2023, em frente a um restaurante no bairro Oficinas.
Azambuja passava por uma travessia elevada e se envolveu em uma discussão de trânsito com um motociclista. Conforme apurado pela Polícia Civil ao longo da investigação, o motoboy foi repreendido pela vítima após não respeitar a sinalização de parada.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que o condutor desce da moto, vai em direção a Azambuja e o agride com um capacete. A vítima teve ferimentos graves, chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O motociclista foi preso, indiciado pela prática de homicídio qualifico por motivo fútil e encaminhado para a Cadeia Pública Hildebrando de Souza, onde aguarda o julgamento.
Helian Kosloski, advogado de defesa do acusado, aponta que a principal tese que será apresentada aos jurados é de que o delito se tratou de uma lesão corporal seguida de morte.
"Na visão da defesa, desde o inquérito policial até a instrução do processo, foram produzidas provas aptas para concluir que Lucas nunca teve a intenção inicial de produzir o resultado, bem como circunstâncias alheias à vontade e ao conhecimento do acusado concorreram para o infeliz resultado morte", explica.
Renato Tauille, advogado que representa a família de Azambuja, reforça a convicção de que o acusado será condenado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil.
"A sociedade de Ponta Grossa não pode banalizar uma agressão brutal, contra um idoso, e gratuita, causada por uma discussão de trânsito. O julgamento de amanhã servirá de exemplo para a paz no trânsito e que condutas como essa não se repitam", aponta. Caso condenado, Lucas de Oliveira Bueno poderá cumprir pena que varia de 12 a 30 anos de prisão, segundo Tauille.
ATO - Também nesta quinta-feira (13), antes do início do júri popular, familiares, amigos e conhecidos irá promover uma manifestação em apoio ao caso Azambuja. O ato irá ocorrer em frente ao Fórum de Ponta Grossa, em Oficinas.
Ainda nesta quarta-feira (12), outra ação nas proximidades do Parque Ambiental, no Centro, coletou assinaturas de motoboys e motociclistas para a causa "Não use o capacete como uma arma e sim como um objeto de proteção".




















