Prefeitura avalia áreas para construir novo aeroporto de Ponta Grossa
Um dos terrenos analisados é o pertencente à Embrapa. Outros terrenos particulares também são estudados
Publicado: 27/02/2025, 19:48

A construção de um novo aeroporto em Ponta Grossa foi uma das tratativas da reunião da comitiva de Ponta Grossa com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nessa quarta-feira (26), em Brasília. De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, houve uma tratativa sobre buscar áreas que tenham condições de construir um novo aeroporto, apto para receber aeronaves maiores.
“Entramos em acordo que a Prefeitura, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, fará estudos para a prospecção de novos sítios aeroportuários, analisando áreas que possam oferecer melhores condições de operação comercial para aeronaves de categoria 3C ou superior”, disse Elizabeth.
Uma das áreas ventiladas, desde o final do ano passado, junto a lideranças da cidade, para receber o novo aeroporto, é uma pertencente à Embrapa, na região do Distrito Industrial. Essa área seria cedida para a ESA, quando houve a possibilidade de Ponta Grossa sediar a Escola de Sargentos das Armas, que por seu local estratégico, próxima ao local onde será construída o novo ‘Contorno Rodoviário’ de Ponta Grossa, poderia ser uma opção viável.
Questionada em live no Portal aRede, na tarde dessa quinta-feira (27), Elizabeth confessou que essa é uma das alternativas. “É uma possibilidade, mas existem outras áreas dentro do município que poderiam ser utilizadas, mas tem que desapropriar”, explicou. Essas outras áreas seriam pertencentes à iniciativa privada, que necessitariam da aquisição. Segundo a prefeita, caso isso acontecesse, esse custeio poderia ser feito pela cidade, com apoio dos governos estadual e federal.