Veja imagens de como deve ficar a nova torre da Santa Casa, em PG
Espaço instalará 60 novos leitos médicos, com a construção de quatro novas salas de cirurgia
Publicado: 27/02/2025, 14:52

A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa deverá construir uma nova torre com 60 novos leitos médicos - a informação foi revelada pelo Portal aRede na manhã desta quinta-feira (27), em notícia publicada. O local permitirá 8.760 internamentos ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS) - veja abaixo como deve ficar o projeto:
GALERIA DE FOTOS
Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria da Santa Casa traz mais detalhes de como está o trâmite do projeto, ainda em fase inicial e que será apresentado ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Confira abaixo:
"Em 24 de janeiro, logo após a assinatura do convênio para reforma do antigo Hospital Evangélico com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), representantes da Santa Casa de Ponta Grossa compartilharam um sonho desafiador com o secretário de Saúde: ampliar o Hospital para oferecer mais leitos e melhores instalações para um atendimento mais humano e tecnológico.
A Santa Casa é referência SUS em doenças graves, atendimentos de alta complexidade, realizando mais de 180 mil atendimentos, 8,7 mil cirurgias e 13 mil internamentos ao ano, abrangendo 28 municípios da região dos Campos Gerais. No entanto, a região enfrenta uma deficiência significativa em leitos hospitalares, com apenas 1,5 leito para cada 1 mil habitantes, muito abaixo da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 3,5 leitos.
Para amenizar essa questão, o Hospital apresentou um projeto para construir uma nova torre, aumentando a capacidade de internação em 60 leitos e permitindo mais 8.760 internamentos ao ano para o SUS. Além disso, o projeto inclui a construção de quatro novas salas de cirurgia com 50 m², permitindo mais 1.920 cirurgias ao ano.
Outro ponto importante do projeto é a construção de um Heliponto, permitindo que os helicópteros das instituições de saúde possam pousar e os pacientes recebam os cuidados necessários de forma mais segura e eficiente.
A Santa Casa destaca com enorme gratidão a parceria de trabalho firmada com Governo do Estado do Paraná através do secretário de Saúde, que não tem medido esforços para atender as demandas apresentadas, ajudando a viabilizar e defender as melhorias em saúde que tem sido uma das prioridades do governador Ratinho Junior.
O projeto será apresentado ao governador para deliberação, através do secretário de Saúde e forças políticas locais, com a certeza de que isso representa o início de mais um sonho a ser concretizado. Essa união de trabalho reforça o compromisso do Secretário e do Governador, impactando diretamente na saúde da região dos Campos Gerais e apoiando a nossa missão de cuidar de quem mais precisa".
Com informações: Assessoria de Imprensa.