UEPG relança edital de R$ 107 mi para construir nova torre do HU
Nova data para a sessão pública é dia 10 de abril. Empresa vencedora ficará responsável por elaborar os projetos e construir o novo prédio, com área total de 15,4 mil m²
Publicado: 22/01/2025, 17:34
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) relançou o edital de licitação para a contratação da empresa que irá elaborar os projetos e construir a nova torre do Hospital Universitário (HU-UEPG). O primeiro edital, lançado em setembro de 2024, foi suspenso para alterações, passou por uma retificação e foi republicado no Diário Oficial do Estado. Agora, a nova data para a sessão pública é dia 10 de abril – a anterior era 10 de dezembro de 2024. O valor máximo para a execução das obras é de R$ 107 milhões.
O edital da licitação detalha que haverá uma concorrência eletrônica integrada, para a “Contratação Integrada de empresa especializada em engenharia e arquitetura para a elaboração de projetos básico, legal e executivo de arquitetura, projetos complementares de engenharia, aprovação nos órgãos competentes, As Built e execução da obra da Torre 2 do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva”. Esses projetos deverão ser desenvolvidos em plataforma BIM (Building Information Modeling).
A nova estrutura será construída em uma área anexa ao atual Hospital Universitário. Ela terá uma área total construída de 15,4 mil m², distribuídos em seis pavimentos. O projeto prevê a construção de Pronto Atendimento, central de materiais esterilizados, centro cirúrgico, leitos de internação, UTIs neonatal e adulto, laboratório de análises clínicas, farmácia, entre outros espaços.
Com a obra, o HU-UEPG terá 239 novos leitos, ampliando significativamente seu potencial de atendimento para toda a região dos Campos Gerais, elevando a capacidade de atendimentos, especialmente em emergências. No total, serão 60 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e outras 20 novas UTIs neonatal, além de inúmeras vagas em centro cirúrgico e no pronto atendimento. O novo espaço terá ainda um heliponto em sua cobertura e uma área externa de convivência.
A expectativa é que o novo hospital seja inaugurado até 2028, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas de Ponta Grossa e municípios do entorno.
VIABILIZAÇÃO - A construção da nova torre do HU-UEPG representa o maior investimento em saúde da história de Ponta Grossa. A obra é fruto de um esforço conjunto que envolve recursos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e da própria universidade, além de emendas parlamentares do deputado federal Aliel Machado, do PV.
PROJETO - O projeto foi desenvolvido por uma empresa de arquitetura, sob supervisão da Pró-reitoria de Planejamento da UEPG e parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG). Com a conclusão do Ambulatório Médico de Especialidades (prevista para este início de 2025) e a construção do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER-IV), Centro de Armazenagem e Distribuição (CAD) e o novo prédio do HU, o Campus Uvaranas deve abrigar um dos maiores complexos de saúde do Paraná.