Lobo-guará resgatado em empresa de PG é devolvido à natureza
Animal foi encontrado em uma sala de manutenções por um funcionário; bicho passou por exames e foi solto em uma área de proteção ambiental
Publicado: 24/09/2024, 17:15
A visita de um lobo-guará surpreendeu funcionários de uma empresa no bairro Cará-Cará, em Ponta Grossa, na manhã desta terça-feira (24). Equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) foram mobilizadas para resgatar o animal ameaçado de extinção.
O lobo-guará foi localizado por um colaborador por volta das 06h15 da manhã em uma sala de manutenções. Em seguida, o local foi isolado e a empresa entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para solicitar a captura do bicho. O mamífero consta na lista de vulneráveis do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Confira fotos do resgate a seguir:
GALERIA DE FOTOS
Um funcionário disse ao Jornalismo do Portal aRede e do Jornal da Manhã que suspeita que o animal possa ter fugido de um incêndio em vegetação e buscado abrigo nas dependências da empresa. Do início do mês até esta terça-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater aproximadamente 115 queimadas.
Para além dos militares, a ação foi acompanhada por um médico veterinário especializado em resgate de animais silvestres. O lobo-guará foi sedado e levado para uma clínica, onde passou por exames para verificação do estado de saúde do mamífero. "Trata-se de um animal jovem saudável, fêmea, com 28,6 kg. Ela não apresenta nenhuma lesão e está com todos os sinais clínicos dentro dos padrões", explica Robson Klimionte, do Instituto Klimionte Ambiental (IKA).
O lobo-guará foi solto ainda na tarde desta terça-feira em uma área de proteção ambiental. A soltura teve apoio do Instituto Água e Terra (IAT), órgão do Governo do Paraná que atua na preservação e recuperação do patrimônio ambiental paranaense.
"Nós procuramos um local onde essa espécie de animal já ocorresse naturalmente. Então, optamos por uma área onde o projeto Iniciativa Campos Gerais já realiza o monitoramento de outros animais desse tipo", conta a bióloga Bruna Kosofski.
Em julho deste ano, outro lobo-guará já havia feito uma aparição próximo à portaria do Parque Estadual de Vila Velha, área de preservação ambiental considerada um refúgio natural dessa e de outras espécies.
LOBO-GUARÁ - Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará é reconhecido por sua cor laranja-avermelhada e por suas grandes orelhas. A espécie é comum em habitats como o Pantanal e o Cerrado, além de bosques e campos abertos. O animal estampa a nota de 200 reais, lançada pelo Banco Central em setembro de 2020.
O animal pode chegar a pesar até 40 kg e costumam viver entre 12 a 15 anos. A alimentação do lobo-guará é variada, com um cardápio que contempla plantas, frutas e pequenos animais. A redução de áreas verdes é uma das principais ameaças à espécie, que corre risco de extinção. De acordo com o IAT, o animal possui um perfil tímido, nada agressivo e não oferece risco aos seres humanos.