Usuários do transporte coletivo podem comprar créditos pelo 'zap' em PG
Toda a modernização do serviço de bilhetagem deve ficar pronta até o fim do ano
Publicado: 17/06/2024, 18:48
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) contratou uma nova tecnologia que será instalada e operacionalizada na cidade, ampliando os meios de pagamento nos ônibus como Pix, débito e crédito. Além disso, serão ofertadas novas opções para adquirir créditos como, por exemplo, pelo WhatsApp, bem como, será disponibilizada no aplicativo 'Conecta Bus' a opção de ver a frota em tempo real.
O novo sistema deve estar em funcionamento de maneira completa até o final deste ano. “A Prefeitura começará a oferecer um transporte público mais moderno e transparente. Estamos mudando o sistema de bilhetagem eletrônica. Até agora, toda a bilhetagem estava nas mãos da concessionária, e continha dados estratégicos que são importantes para a gestão desse serviço”, disse a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (União).
Segundo ela, a empresa de ônibus, contratada pela Prefeitura, atualizará o sistema atual, permitindo novas opções de pagamento da passagem.
"“A partir disso, é a Prefeitura que passa a ter a chave de gerenciamento. Isso facilitará a fiscalização e permitirá o rastreamento em tempo real de cada veículo, novos meios de pagamento e facilitará a vida do usuário”."
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, a contratação da nova tecnologia será instalada e operacionalizada na cidade, ampliando os meios de pagamento a bordo com Pix, débito e crédito. Além disso, serão ofertadas novas opções para adquirir créditos pelo WhatsApp, Telegram e outras redes sociais.
“A mudança ficará visível aos passageiros possivelmente no mês de agosto, quando os primeiros aparelhos tendem a chegar e equiparão primeiramente todos os terminais. A total implantação dos novos aparelhos está prevista para meados de outubro. Desta forma o sistema atual e o novo modelo de bilhetagem funcionarão em paralelo até o final do ano”, explica Honesko.
"“Reduzimos a tarifa, abrimos nova licitação e agora temos uma nova forma de gestão do transporte. Transparência e seriedade: é isso que a população espera. É isso que estamos fazendo, um transporte coletivo de qualidade e priorizando o usuário”."
Com informações: Assessoria de Imprensa.