SESC adota medidas para evitar depredação da Maria Fumaça em PG | aRede
PUBLICIDADE

SESC adota medidas para evitar depredação da Maria Fumaça em PG

Empresa especializada será contratada para auxiliar no processo de revitalização e transferência da locomotiva para a Estação Saudade

Locomotiva está em exposição ao lado da Estação Paraná, no Parque Ambiental
Locomotiva está em exposição ao lado da Estação Paraná, no Parque Ambiental -

Matheus Gastaldon

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O SESC Ponta Grossa deu início, nesta quarta-feira (12), aos procedimentos de preservação da Maria Fumaça. A antiga locomotiva está instalada ao lado da Estação Paraná e futuramente deve ser realocada para a Estação Saudade, próximo ao Terminal Central. No entanto, ainda não há data prevista para a transferência.

Quem passou pelo Parque Ambiental pode notar uma faixa de isolamento em volta da Maria Fumaça. De acordo com Mônica Diniz, gerente executiva do SESC, inicialmente, grades serão instaladas no local para evitar a depredação da locomotiva. “Em seguida, vamos contratar uma consultoria que avaliará as condições da Maria Fumaça, que peças precisam ser repostas, além da melhor forma de fazer a transferência da locomotiva”, explica. A contratação da empresa especializada deve acontecer no mês de julho.

A partir da finalização da consultoria, será possível fazer o transporte da Maria Fumaça e a revitalização da locomotiva, na própria Estação Saudade. No entanto, a gerente executiva reforça que ainda não há data prevista para que a realocação aconteça. “É um processo complexo que demanda bastante estudo para a gente fazer isso da forma mais segura possível”, diz Mônica. 

O SESC informou que uma placa deve ser fixada próximo à Maria Fumaça para informar a comunidade quais serão os próximos passos do processo de revitalização e transporte da locomotiva. 

GALERIA DE FOTOS

  • Trabalhadoras cercam área da Maria Fumaça.
    Trabalhadoras cercam área da Maria Fumaça.
  • Locomotiva fica ao lado da Estação Paraná, no Parque Ambiental.
    Locomotiva fica ao lado da Estação Paraná, no Parque Ambiental.
  • Estrutura também foi deteriorada pelo tempo.
    Estrutura também foi deteriorada pelo tempo.
  • Locomotiva também foi alvo de vandalismo.
    Locomotiva também foi alvo de vandalismo.
 

REFORMA - Conforme noticiado pelo Portal aRede em fevereiro deste ano, os últimos reparos feitos na Maria Fumaça aconteceram em 2019. O trabalho durou cerca de 45 dias e foi feito por militares do Exército Brasileiro e por servidores da Prefeitura de Ponta Grossa.

Nos últimos anos, houve vários pedidos de reforma da Maria Fumaça. No entanto, o processo não tinha condições de acontecer já que a locomotiva era propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). O bem foi repassado para o governo municipal e, em 2023, cedido para o SESC Ponta Grossa, que assumiu o compromisso de reformá-lo.

MARIA FUMAÇA - De acordo com o Sistema de Informações do Patrimônio Cultural (SIPC), a locomotiva a vapor nº 250 foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger e finalizada em 1940 pelo seu filho, Germano Krüger. A Maria Fumaça começou a transportar mercadorias dois anos depois. Em 1972, devido à modernização do transporte ferroviário, a locomotiva foi retirada de serviço.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE