Câmara Jovem realiza primeira sessão do projeto em 2024
O encontro acontece a partir das 14h e será transmitido ao vivo pelo Facebook do Legislativo Municipal
Publicado: 27/05/2024, 17:15
O plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebe, nesta terça-feira (28), a primeira sessão do projeto Câmara Jovem em 2024. A iniciativa institucional de educação política envolve, ao todo, 18 escolas neste ano e mais de 6,4 mil estudantes participaram da eleição dos "vereadores jovens". O encontro acontece a partir das 14h e será transmitido ao vivo pelo Facebook do Legislativo Municipal.
Os vereadores jovens vão participar de uma sessão que segue o mesmo rito de uma sessão ordinária da Casa de Leis. Nesta terça-feira (28), os membros do Câmara Jovem irão votar seis projetos de lei, três moções de sugestão legislativa, além de 23 indicações, 9 moções de apelo e um requerimento. "Os projetos aprovados pelos vereadores jovens não tem força de lei, mas muitos deles são tão bons que acabam sendo "adotados" pelos vereadores e apresentados como leis na nossa cidade", explica o coordenador do projeto, Afonso Verner.
Por uma questão de agenda, os projetos, moções e demais proposições serão votadas em apenas um turno. Além disso, cada vereador(a) jovem autor(a) de projeto ou de moção deverá usar a tribuna para defender suas propostas. "A ideia é justamente fazer com que eles(as) possam exercitar a oratória, expor seus argumentos e amadurecer como cidadãos", conta Verner.
Além de ser realizada no plenário da Casa de Leis e de contar com galeria aberta ao público, a sessão ordinária do Câmara Jovem será transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara e também pelo site da instituição. "Essa é uma forma de permitimos que comunidades escolares mais distantes que não podem trazer seus alunos até aqui, acompanhem seus vereadores jovens assistindo a sessão", explica Afonso.
O presidente do Legislativo, vereador Filipe Chociai (PSD), lembra que a Câmara buscou institucionalizar o programa Câmara Jovem para tornar a iniciativa uma ação da Casa de Leis. "Acreditamos no potencial desses jovens e adolescentes e poder vê-los mais próximos da Casa de Leis também nos motiva a seguir trabalhando no programa", explicou o presidente.
Com informações da assessoria de imprensa.