Paróquia Santa Rita envia donativas para produzir marmitas no RS
Comida arrecadada em Ponta Grossa é usada na produção de marmitas
Publicado: 15/05/2024, 08:53
A presença de Gian Cunha de Andrade, um ponta-grossense que está fazendo o pré-noviciado no Novo Lar, uma obra social dos salesianos que atende a comunidade carente há 67 anos, em Viamão (RS), intermediou a parceria dos católicos da Paróquia Santa Rita de Cássia com a obra no território gaúcho e o socorro de centenas de famílias atingidas pelas enchentes. O Novo Lar se transformou em um centro de apoio aos desalojados, produzindo cerca de 1.500 marmitas diariamente. Nos últimos dias, os alimentos utilizados nas refeições foram doados pelos paroquianos de Ponta Grossa.
Viamão fica a 15 minutos de Porto Alegre. É um lugar alto, não atingido pelas inundações. “Nós produzimos entre mil e 1.500 marmitas todos os dias. A prefeitura recolhe, leva ao batalhão da polícia e manda para quem mais precisa, nas redondezas, de helicóptero. Precisamos de insumos para produzir a comida. Macarrão, arroz, feijão, extrato de tomate, carne fácil de fazer. Tudo é bem-vindo. Já que temos uma paróquia salesiana na Diocese (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora) pensei que poderíamos dar amplitude e uma visibilidade maior a essa iniciativa, porque percorremos diversos lugares diariamente atrás dos alimentos para confeccionar as marmitas”, comenta Andrade, contando que o primeiro caminhão carregado de donativos chegou a Viamão no sábado.
“A (Paróquia) Santa Rita nos tem aqui como ponto de referência. Nós destinamos o que chega para a região de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, São Leopoldo e Eldorado. Dia desses, estive em Mathias Velho, que é em Canoas, em uma paróquia, arrecadando doações, e vimos uma realidade muito triste”, conta. Aquilo dos donativos que, por ventura, não forem usados na obra para fazer as marmitas é encaminhado para o Santuário São Cristóvão, que fica na região de Mathias Velho, bem atingida pelas enchentes, segundo Gian Andrade. Além do caminhão de sábado, outro seria enviado da paróquia essa semana.
O pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Evandro Luis Braun, destaca que a generosidade de tantas pessoas se manifestou em sinais concretos. “Uma iniciativa espontânea despertou no coração de muitas pessoas o desejo de ajudar quem sofre, quem precisa, quem é nosso irmão. Por isso surgiu na nossa comunidade a iniciativa de arrecadar aquilo que as pessoas lá no Rio Grande do Sul estão precisando. E tanta coisa apareceu... Porque somos irmãos estamos levando essa generosa contribuição do nosso povo par os nossos irmãos. Uma iniciativa de fé! Que Deus não deixe de abençoar e, acima de tudo, ampare os que mais precisam, também sustentados por esses dons que estamos enviando”, enfatiza padre Evandro.
A diretora-executiva do Novo Lar, Cristina Hugentobler, agradeceu o envio do caminhão com água, mantimentos, roupas e cobertores. “Tudo embalado, separado, organizado, feito com muito carinho, cuidado e dedicação. Meu muito obrigada! Deus os abençoe! Que possamos seguir juntos esse caminho porque temos ainda muito pela frente”, resume. “Foi um lindo gesto de generosidade do povo de Ponta Grossa”, enaltece Gian Andrade.
Auxiliadora
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Marina, em Ponta Grossa, optou por arrecadar dinheiro, via PIX, para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “Estamos divulgando já na paróquia. Deus abençoe a todos que ajudarem”, diz padre José Sávio Mariano, pároco da Nossa Senhora Auxiliadora. As contribuições podem ser feitas pela chave (CNPJ) 92822741000176, Inspetoria Salesiana São Pio X.
Em um movimento notável de solidariedade, os salesianos no Sul do Brasil têm mobilizado forças através de suas presenças à ação concreta de apoiar as vítimas das enchentes que já se encontram em emergência. Tal apoio tem acontecido através das obras sociais, colégios e paróquias com seus respectivos colaboradores e voluntários à causa. O apoio financeiro está sendo facilitado através do Fundo Social da Inspetoria São Pio X, permitindo que aqueles que desejam contribuir tenham uma maneira direta e confiável de fazer sua parte neste esforço coletivo de solidariedade.
Das Assessorias